Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33296
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EstherDeAlmeidaCosta_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Londres e cafés especiais : estudo netnográfico sobre a interação de cafeterias independentes de cafés especiais no mundo digital
Autor(es): Costa, Esther de Almeida
Orientador(es): Carvalho, José Márcio
Assunto: Londres
Marketing digital
Mídia social
Cafeterias
Data de apresentação: 16-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: COSTA, Esther de Almeida. Londres e cafés especiais: estudo netnográfico sobre a interação de cafeterias independentes de cafés especiais no mundo digital. 2022. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A economia de Londres recentemente passou a ser impulsionada também pelo consumo de café especial, gerando um clima de competição digital no qual as cafeterias independentes estão trabalhando cada vez mais para satisfazer as expectativas dos consumidores e manter uma interação com seus clientes. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral avaliar e caracterizar o posicionamento das cafeterias londrinas, bem como a respectiva interação, por meio das redes sociais, com seus clientes e fornecedores. Os instrumentos netnografia e observação não participante foram empregadas para coleta dos dados pertinentes, que foram então examinados a partir dos sites institucionais e contas do Instagram das respectivas cafeterias. Assim, por utilizar instrumentos de pesquisa qualitativos, este estudo é classificado como pesquisa multicaso exploratória. Como objeto de estudo, foram estudadas 15 cafeterias independentes de cafés especiais de Londres, dentre as melhores do mercado. Os fatores observados incluíram relacionamentos com fornecedores, portifólio de produtos e serviços, interações digitais, conhecimento de cafés especiais, e posicionamento. As cafeterias se mostram, organizações complexas, presentes no mercado digital, no entanto, com pouco engajamento. Os achados sugerem que há um foco na qualidade dos grãos e principalmente nos serviços prestados para se diferenciarem dos concorrentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.