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Título: Cultural Exchange Program e cultura organizacional da Disney : o que pensam os egressos brasileiros dos anos de 2019 e 2020?
Autor(es): Gomes, Isabella Farage de Barros
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Cultura organizacional
Administração de pessoal
Programas de estágio
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 15-Set-2022
Data de publicação: 1-Fev-2023
Referência: GOMES, Isabella Farage de Barros. Cultural Exchange Program e cultura organizacional da Disney: o que pensam os egressos brasileiros dos anos de 2019 e 2020?. 2022. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe à tona discussões quanto à cultura organizacional e seus impactos no sucesso das organizações. Este fator, combinado com a importância de se estudar os aspectos culturais de uma empresa a partir do ponto de vista de seus funcionários, deu ensejo a este trabalho, que buscou realizar uma pesquisa no locus organizacional da Disney. O objetivo geral deste trabalho foi descrever a percepção de egressos do estágio de intercâmbio cultural acerca das políticas e práticas organizacionais culturalmente estabelecidas na Disney. O Cultural Exchange Program é o programa de intercâmbio de estágio cultural oferecido pela Disney aos brasileiros, do qual a autora participou entre os anos de 2019 e 2020. A partir de suas experiências pessoais, a autora observou a presença de muitos elementos do Work Design e práticas de socialização organizacional. A partir disso, buscou compreender a influência dessas políticas e práticas nos demais participantes do programa. Quanto ao método, essa pesquisa de natureza teórico-empírica teve caráter exploratório descritivo. Foi utilizada a abordagem qualitativa com levantamento de dados por meio de 19 entrevistas em profundidade realizadas com egressos do CEP de 2019/2020. Os resultados demonstraram que a Disney apresenta uma cultura forte e normatizadora de padrões socialmente aceitáveis, que é transmitida por meio de elementos culturais organizacionais, práticas de socialização organizacional e elementos do work design, todos presentes desde o momento de seleção e recrutamento dos participantes. A pesquisa enfatizou a grande relevância de se estudar o contexto organizacional da Disney como empresa de sucesso global. Ao final, foram apresentadas as limitações do estudo, assim como sugestões para pesquisas futuras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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