Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3325
Título: | Atendimento de alunos com autismo no centro especializado : desafios e possibilidades à luz da teoria sócio-histórica |
Autor(es): | Mendes, Maria Luísa |
Orientador(es): | Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro |
Assunto: | Autismo em crianças Prática de ensino Educação especial |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 18-Abr-2012 |
Referência: | MENDES, Maria Luísa. Atendimento de alunos com autismo no centro especializado: desafios e possibilidades à luz da teoria sócio-histórica. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A pesquisa procura analisar a pratica pedagógica e as representações dos educadores do projeto REFAZER, que até o ano de 2009 era embasada na perspectiva comportamental (behaviorista), e a partir do ano de 2010 foi re-estruturado adotando a teoria sócio-histórica como base. Dessa forma o nosso objetivo volta-se para analisar se os professores do projeto internalizaram a nova perspectiva, quais estratégias usam para estudos acerca da mesma e quais dificuldades encontradas nesse processo. Também objetivamos verificar quais as representações os professores tem acerca da pessoa com autismo. Para tanto realizamos a pesquisa com base na abordagem qualitativa, focando e buscando analisar todas as nuances contextuais bem como todos os aspectos imbricados na mesma. Os dados nos revelaram que os professores ainda têm seus conceitos e o olhar acerca da pessoa com deficiência, especificamente o autismo, voltados para a deficiência, “o defeito”. Outra constatação é que os mesmos necessitam de formação continuada que favoreça a compreensão da base teórica do projeto para que tais conceitos reflitam na prática pedagógica. Da mesma forma é necessário que a rede de ensino estadual faça acompanhamento pontual junto aos professores subsidiando-os pedagogicamente. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3325 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons