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Título: Gestão de trânsito : efeitos da implantação dos radares em rodovias federais sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, no Distrito Federal
Autor(es): Fatureto, Eduardo Mesquita de Oliveira
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Segurança de trânsito
Acidentes de trânsito
Trânsito - sinais e sinalização
Rodovias - infraestrutura
Data de apresentação: 1-Set-2022
Data de publicação: 1-Fev-2023
Referência: FATURETO, Eduardo Mesquita de Oliveira. Gestão de trânsito: efeitos da implantação dos radares em rodovias federais sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, no Distrito Federal. 2022. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os acidentes de trânsito é um tema que permeia toda a população, e devido ao aumento exponencial da frota de veículos conforme apontado por Tapia-Granados (1998), essa matéria passou a ser de ainda maior relevância. O presente trabalho tem, portanto, como problema de pesquisa o seguinte questionamento: A presença e/ou existência dos equipamentos eletrônicos controladores e redutores de velocidade ao longo das rodovias federais provoca a efetiva redução do número de acidentes? Este trabalho consiste em um estudo de caso que tem como principal objetivo analisar, se a implantação de equipamentos eletrônicos controladores (radares) e redutores (barreiras eletrônicas) de velocidade provoca a redução do número e a severidade dos acidentes ocorridos nas áreas de entorno dos equipamentos. O estudo concluiu que entre os 59 equipamentos estudados, 43 foram eficazes na redução da severidade dos acidentes, culminando em uma diminuição média de 17,65% na unidade padrão de severidade dos acidentes de trânsito durante o período do estudo. Conclui-se, portanto, que os equipamentos controladores de velocidade são ferramentas importantes para a segurança viária, trazendo benefícios não só no que tange a saúde pública, mas também a economia do Estado. Porém a pesquisa realizada tem a intenção de fomentar e criar, ainda que de forma embrionária, uma fundação para pesquisas futuras que visam ampliar o entendimento de como os equipamentos controladores de velocidade podem ser ferramentas eficazes no combate aos acidentes de trânsito além de seus efeitos na administração pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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