Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JosafaDaSilvaOliveira.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ideia e prática de um filosofar indigentemente pessoal de um aluno de graduação em filosofia da UnB : esboços de um ensaio filosófico
Autor(es): Oliveira, Josafá da Silva
Orientador(es): Wuensch, Ana Miriam
Assunto: Filosofia - história
Filosofia - estudo e ensino
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2-Dez-2011
Data de publicação: 18-Abr-2012
Referência: OLIVEIRA, Josafá da Silva. Ideia e prática de um filosofar indigentemente pessoal de um aluno de graduação em filosofia da UnB: esboços de um ensaio filosófico. 2011. 72 f., il. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse texto é constituído por uma série de declarações sobre a definição de filosofia a partir de uma perspectiva pessoal de um aluno de graduação em filosofia de uma universidade brasileira, mais especificamente, a Universidade de Brasília (UnB). Sua insinuação se justifica como um experimento pedagógico filosófico que visa mostrar a prática de um filosofar tal como concebido por um aprendiz de filosofia e colocar sob exposição o que um aluno dessa específica ou similar situação entende que seja a filosofia baseado em suas vivências (pessoais, regionais, escolares, acadêmicas, etc.). Vale-se de certa liberdade literária e filosófica e pretende, com isso, criticar certos preconceitos formais acadêmicos que suprimem um manifestar passional e mais autêntico da filosofia.
Abstract: This text consists of a series of statements on the definition of philosophy from a personal perspective of a graduate student in philosophy at a university in Brazil, more specifically, the University of Brasilia (UNB). His suggestion is justified as an educational experiment that aims to show the philosophical practice of a philosophy as conceived by a student of philosophy and put under exposure to a student that specific or similar situation understands the philosophy is based on his experiences (personal, regional, school, academic, etc.). Relies on certain literary and philosophical freedom and wants with it, criticizing certain formal academic prejudices that suppress a manifest more passionate and authentic philosophy.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2011.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons