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dc.contributor.advisorGonçalves, Elizânia de Araújo-
dc.contributor.authorRodrigues, Carlos Henrique da Silva Feitosa-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Carlos Henrique da Silva Feitosa. Product placement no cinema: uma estratégia de marketing de sucesso no mundo contemporâneo. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco uma técnica do marketing no cinema, conhecida como product placement diferente da publicidade tradicional. Essa estratégia foi uma reação das empresas que buscaram no marketing novas formas para se comunicar com o seu público-alvo em razão das várias mudanças no cenário publicitário, quais sejam: a globalização da economia, a grande concorrência entre as empresas, um consumidor mais exigente que, graças ao avanço tecnológico, passou a evitar os incômodos bombardeios das publicidades tradicionais durante os intervalos dos programas de entretenimento. O product placement, nada mais é que uma técnica que insere o produto ou marca nas produções de entretenimento, de forma sutil, prazerosa, como se fosse parte da narrativa. O estudo, de natureza descritiva e exploratória, foi realizado, primeiramente, por meio de pesquisa bibliográfica e documental com base em material impresso, livros, artigos científicos, dissertações. Por fim, a pesquisa se deu em sites de empresas e de especialistas em marketing. Baseado na pesquisa, foi possível conhecer os conceitos e evolução do marketing, estudar a história do cinema mundial e nacional, estudar o comportamento do consumidor, conhecer o conceito de product placement seu uso no cinema, suas formas de apresentação e suas vantagens e desvantagens, foi possível, ainda, estabelecer as diferenças entre merchandising e product placement, termos muitas vezes confundidos e em seguida, foram abordados alguns cases de sucesso do product placement no cinema norte-americano. Diante dessa pesquisa, foi possível constatar que o product placement pode ser considerado uma estratégia de marketing relevante em relação às propagandas tradicionais para as grandes empresas. Finaliza-se o estudo com as discussões e sugestões para futuras pesquisas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProduct placementpt_BR
dc.subject.keywordFilme cinematográficopt_BR
dc.subject.keywordMarketing - estratégiaspt_BR
dc.titleProduct placement no cinema : uma estratégia de marketing de sucesso no mundo contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-30T12:55:33Z-
dc.date.available2023-01-30T12:55:33Z-
dc.date.submitted2022-09-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33203-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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