Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoFilipeDeAvilaMarinho_tcc.pdf657,36 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMazali, Rogério-
dc.contributor.authorMarinho, João Filipe de Ávila-
dc.identifier.citationMARINHO, João Filipe de Ávila. O desempenho do mercado automotivo de luxo após a pandemia. 2022. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA literatura conjectura que bens de status podem ter sua demanda não afetada por crises ou até aumentada em períodos de crise (Hopkins & Kornienko (2004)), se comportando assim como bens inferiores. O presente trabalho visa mapear o crescimento de vendas dos automóveis de alto status, no período pós pandêmico (2020 e 2021), fazendo uma comparação com os emplacamentos dos mesmos durante o período pré pandêmico (2017, 2018 e 2019). O estudo faz uso de um modelo diferenças-em-diferenças para testar o efeito das pandemias em dois diferentes nichos do mercado de automóveis: automóveis de luxo versus não-luxo, controlando pelas características dos veículos. Os resultados encontrados mostram uma queda substancial nas vendas de automóveis não-luxo, enquanto que os carros de luxo não apresentaram queda significativa em suas vendas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveispt_BR
dc.subject.keywordMercado de luxopt_BR
dc.titleO desempenho do mercado automotivo de luxo após a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T11:47:02Z-
dc.date.available2023-01-25T11:47:02Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33171-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The literature conjectures that status goods may have their demand not affected by crises or even in creased in periods of crisis (Hopkins & Kornienko (2004), thus be having like inferior goods. The present work aims to map the sales growth of high-end automobiles. status, in the post-pandemic period (2020 and 2021), making a comparison with the irregistrations during the pre-pandemic period (2017, 2018 and 2019). The study uses a differences-in-differences model to test the effect of pandemics in two different car market niches: luxury versus non-luxury cars, controlling for vehicle characteristics. The results founds how a substantial drop in sales of non-luxury cars, while luxury cars did not show a significant drop in sales.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.