Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CaritaCordeirodaSilva.pdf157,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão de alunos com necessidades especiais na escola pública : ponto de vista de pais e professores
Autor(es): Silva, Cárita Cordeiro da
Orientador(es): Nogueira, Cleia Alves
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Inclusão social
Professores
Lar e escola
Data de apresentação: 30-Mai-2011
Data de publicação: 18-Abr-2012
Referência: SILVA, Cárita Cordeiro da. Inclusão de alunos com necessidades especiais na escola pública: ponto de vista de pais e professores. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A escola é um espaço democrático para a aprendizagem, onde alunos, com ou sem dificuldades de aprendizagem, tem garantidos na Constituição Federal Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação o direito de aprender, cada um conforme a suas limitações e ritmos. O objetivo geral desse estudo é analisar sentimentos e expectativas de pais e professores sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma instituição pública de ensino. Embora um tema bastante discutido ultimamente, não deixa de ter sua importância na escola pública, devido à necessidade de qualificação profissional para o atendimento do aluno com deficiência, a busca com adaptações estruturais e pedagógicas para que o aluno possa ter acesso e permanência na escola. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa do tipo descritiva com apoio da revisão da literatura apoiada em autores que abordam o assunto em questão. O local da pesquisa foi um Colégio Estadual de ensino da cidade de Anápolis-GO, o instrumento de coleta foi uma entrevista semi-estruturada, os participantes da pesquisa foram três professores e três pais, de alunos com necessidades especiais. O resultado apontou que os familiares dos alunos com deficiência demonstram satisfação quanto ao tratamento pedagógico e humanitário dispensado aos seus filhos pela equipe escolar. Os professores também demonstraram motivados em trabalhar com os alunos deficientes, esclarecendo a importância de exaltar cada progresso do aluno por menor que possa parecer. Dentro dos pontos de vista de professores e pais levantados na pesquisa, ficou claro também que a escola busca desenvolver um trabalho eficiente com todos seus alunos, não só os alunos de inclusão, sendo essa uma grande diferença para o sucesso escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons