Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VitorLuisUllmann_tcc.pdf655,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência da sazonalidade na qualidade foliar de 2 espécies de Qualea (Vochysiaceae) e em sua comunidade de lagartas
Autor(es): Ullmann, Vítor Luís dos Santos
Orientador(es): Sá, Flávia Nogueira de
Assunto: Herbivoria (Biologia)
Lagarta
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 24-Jan-2023
Referência: ULLMANN, Vítor Luís dos Santos. Influência da sazonalidade na qualidade foliar de 2 espécies de Qualea (Vochysiaceae) e em sua comunidade de lagartas. 2018. 14 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A herbivoria é o início da cascata de distribuição energética e por isso é a interação mais densa. A maioria dos insetos herbívoros possui preferência em usar um conjunto restrito de plantas, que pode variar ao longo do espaço e do tempo. O objetivo deste trabalho é entender a interação entre lepidópteros e plantas do gênero Qualea. Primeiramente foi necessário coletar as lagartas e identifica-las para podermos separar em estações; posteriormente, testar os padrões físicos das plantas estudas; e por fim, verificar se há relação entre as estações, o comportamento das plantas e a abundancia e diversidade das lagartas. Verificamos que a sazonalidade interfere nas folhas da planta e consequentemente com o herbívoro: a) a quantidade de lagartas encontradas chegou a ser 3 vezes maior na seca em comparação com o período de chuvas; b) a diversidade delas também aumentou na seca; e c) a proporção de água e área foliar especifica teve um decréscimo significativo na seca. Acreditamos que a relação com a sazonalidade esteja influenciando diretamente os resultados, com respostas fisiológicas das plantas, desenvolvimento dos lepidópteros, ciclos de migração intrínsecos e extrínsecos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.