Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JosildaAlmeidadaSilva.pdf229,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão e tecnologias assistivas : uma proposta de apoio aos alunos com necessidades educativas especiais
Autor(es): Silva, Josilda Almeida da
Orientador(es): Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Tecnologia assistiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 18-Abr-2012
Referência: SILVA, Josilda Almeida da. Inclusão e tecnologias assistivas: uma proposta de apoio aos alunos com necessidades educativas especiais. 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Neste estudo optou-se por abordar o tema “Inclusão e tecnologias assistivas: uma proposta de apoio aos alunos com necessidades educativas especiais”. O objetivo primeiro foi analisar a política do CEMAD - Centro Municipal de Apoio ao Deficiente, vinculado à Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia do Município de Anápolis/GO na utilização das tecnologias assistivas nas escolas públicas. Para tanto, apresentou-se algumas das tecnologias assistivas disponíveis no mercado e sua aplicabilidade no avanço intelectual e profissional dos ANEE; investigou-se as propostas do CEMAD na inclusão de alunos com deficiência por meio da utilização de tecnologias assistivas nas escolas públicas de Anápolis; e, avaliou-se a efetividade do uso das tecnologias assistivas no desenvolvimento dos ANEE das escolas públicas do município de Anápolis. As discussões demonstraram que a equipe pedagógica do CEMAD encontra-se num processo de evolução na inclusão de ANEE, e, que adotou uma política de formação continuada junto aos professores com intuito de oferecer maior integração da equipe melhor qualidade no atendimento à essas crianças e jovens.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. __________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons