Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3314
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ViniciusSilvaRosa.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Alinhamento estratégico dos projetos de tecnologia da informação em uma instituição financeira pública
Autor(es): Rosa, Vinícius Silva
Orientador(es): Arantes, André Luís
Assunto: Instituições financeiras governamentais
Planejamento estratégico
Administração de projetos
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 18-Abr-2012
Referência: ROSA, Vinícius Silva. Alinhamento estratégico dos projetos de tecnologia da informação em uma instituição financeira pública. 2011. [68] f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Na atual era do conhecimento, o alinhamento entre os esforços de inovação, aqui considerados apenas os executados por meio de projetos de tecnologia da informação, e o planejamento estratégico organizacional traz para uma empresa diversos benefícios e vantagens competitivas, devendo ser constantemente perseguido. O presente trabalho busca analisar em que medida esse alinhamento existe e é percebido pelos funcionários de uma instituição financeira pública específica utilizando levantamento de dados primários a partir de pesquisa aplicada do tipo descritiva por meio de survey com abordagem quantitativa. Como objetivos indiretos para a organização alvo da pesquisa, o trabalho busca, de acordo com o resultado encontrado: confirmar a pertinência dos esforços recentes e atuais na busca por inovações; avaliar a transparência e eficácia na comunicação dos propósitos de seus projetos, quando não se constituírem em iniciativas sigilosas, e planejamento e; identificar uma eventual necessidade de redirecionamento dos investimentos efetuados. Dentre os 56 respondentes efetivos, foi identificado que: 67,86% ocupam cargos de natureza técnica; 53,57% são do sexo masculino; a idade mínima encontrada foi de 24 anos, máxima de 54 e; o tempo de serviço varia entre 3 anos de empresa e 31 anos. Todos os entrevistados reconheceram pelo menos um projeto pelo nome, 96,43% sabem quais são responsável e macro objetivo de pelo menos um projeto, enquanto que 67,86% sabem identificar escopo e principais entregas. Quando questionados sobre quais critérios deveriam ser considerados mais prioritários na seleção de projetos para sua execução 25% consideraram como devendo ser o alinhamento estratégico, o colocando em 2º dentre 9 critérios.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons