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Título: Aprender e ensinar em diferentes ambientes : o Portal dos Fóruns de EJA do Brasil como espaço de formação
Outros títulos: Learning and teaching in different environments : Portal Forums YAE of Brazil as a space for training
Autor(es): Cunha, Meire Cristina
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação popular
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: CUNHA, Meire Cristina. Aprender e ensinar em diferentes ambientes: o Portal dos Fóruns de EJA do Brasil como espaço de formação. 2011. 139 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo principal analisar de que maneira as práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos, apoiadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's), podem contribuir para a formação de pedagogos e pedagogas e demais licenciados que qualifiquem suas práticas e, também, lhes permitam criar/administrar espaços em ambientes virtuais interativos multimídias que tenham como objetivo mobilizar os movimentos sociais que militem por uma EJA-Trabalhadores popular e libertadora. A discussão sobre aprendizagem colaborativa em rede foi feita utilizando o conceito de Angelim e Rodrigues (2009, p. 96) por afirmarem que o ambiente virtual “como rede telemática interativa multimídia virtual, exige seu uso apropriado à natureza educativa do conhecimento gerado entre sujeitos de saberes, respeitando os níveis de consciência possíveis dos ciclos vitais”. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a principal estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa-ação na abordagem existencial de Barbier (2004), que supõe pesquisa de campo e sujeito coletivo implicado. A pesquisa aconteceu no ambiente virtual interativo do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil e o instrumento utilizado foi o Fórum de Discussão (phpBB). Essa ação-pesquisa-ação contou com doze participantes, quatro ex-administradores e oito atuais administradores de sítios virtuais do Portal. Neste fórum, foram abertos quatro tópicos e, após a análise de conteúdo segundo abordagem de Bardin (2009), foram criadas suas respectivas categorias: Nosso per-curso até o Portal (três), Qual(is) estratégia(s) de aprendizagem você experimentou? (nove), Qual aprendizagem foi mais significativa? (cinco), e, Formação qualificando as práticas e a serviço do movimento (quatro), totalizando vinte e uma categorias. Fica claro nesta ação-pesquisa-ação o papel fundamental dos administradores dos sítios virtuais na mediação entre o espaço presencial e o ambiente virtual dos Fóruns. Os resultados apontam que é preciso investir mais na qualificação não só dos administradores do Portal, mas dos representantes e demais integrantes dos Fóruns de EJA do Brasil. Certamente, com a formação política desses sujeitos, será possível qualificar o ambiente virtual interativo multimídia dos Fóruns de EJA tornando-o espaço de formação política, discussões e encaminhamentos, interação, mobilização e organização dos movimentos sociais. Com isso, o Portal não será mais visto apenas como um “depositório” de informações, mas um espaço de produção do conhecimento contributivo para propostas de políticas públicas para a EJA-Trabalhadores em nosso país. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work aimed at analyzing how teaching practices in different educational spaces, supported by Information and Communication Technologies (ICT) can contribute to the formation of educators, education majors and other students of education that qualify their practices and also how these practices can allow them to create / manage space multimedia interactive virtual environments aiming at mobilizing the social movements that struggle for a liberating popular adult education. The discussion of collaborative learning network used Angelim and Rodrigues´ idea that the virtual environment, "as an interactive multimedia virtual computer network, requires that its use be appropriate to the nature of the knowledge generated among educational subjects, respecting the level of awareness of possible life cycles". The nature of the research was qualitative and the main methodological strategy used was Barbier´s existential approach of action-research (2004), which involves field research and implicated collective subject. The research took place in the virtual environment of the Interactive Portal Forums YAE of Brazil and the instrument used was the Forum (phpBB). This action-research-action was attended by twelve participants: four former officers and the current officers of eight virtual portal sites. In this forum, four topics were introduced, and after the second approach content analysis of Bardin (2009), their respective categories were created: Our per-course to the Portal (three), which strategy(s) of instruction you experienced? (nine), what was most significant to learn? (five), and training practices and qualifying service of the movement (four), totaling twenty-one categories. It became clear in this action- research-action the role of the administrators of the sites in mediating between the virtual space and virtual environment interface of the forums. The results show that we must invest more in the skills not only of the Portal´s administrators, but also of the representantives and the other members of the boards of adult education in Brazil. Certainly, with the political formation of these subjects, it will be possible to improve the interactive multimedia virtual space of the Forums of YAE, making it a space of political formation, discussion, action, interaction, mobilization and organization of the social movements. As a result, the Portal will no longer been seen as a mere “repository” of information, but as a space for knowledge production that contributes to public policy proposals for Adult Education in our country.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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