Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33068
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AissaBiancaDeSouzaBatista_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Lidia Olinto do Valle-
dc.contributor.authorBatista, Aíssa Bianca de Souza-
dc.identifier.citationBATISTA, Aíssa Bianca de Souza. O deslizamento entre arte e sagrado: rituais religiosos afro-brasileiros sob a ótica da arte como veículo de Jerzy Grotowski. 2021. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Arte como Veículo, última fase da pesquisa do renomado diretor polonês Jerzy Grotowski, teve como características o trabalho sobre si associado a uma estrutura fixa de ação a partir de cantos tradicionais de modo a proporcionar uma movimentação vertical de energia que mostrou desembocar em reverberações de cunho ancestral. Tais características podem ser percebidas também em cultos religiosos e manifestações tradicionais brasileiras, como a Umbanda e a Congada. Desta feita, o objetivo deste trabalho é, além de detalhar a trajetória de vida e pesquisa do diretor, expor fatos da vida espiritual da família da autora e sua relação com os rituais religiosos citados para, por fim, identificar neles pontos de contato entre elementos dessas práticas e conceitos-chaves enquanto “palavras-praticadas” da Arte como Veículo em Grotowski.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUmbandapt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordAfro-brasileirospt_BR
dc.titleO deslizamento entre arte e sagrado : rituais religiosos afro-brasileiros sob a ótica da arte como veículo de Jerzy Grotowskipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-02T15:29:46Z-
dc.date.available2023-01-02T15:29:46Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33068-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Art as a Vehicle, the last phase of research by the renowned Polish director Jerzy Grotowski, was characterized by the work on itself associated with a fixed structure of action from traditional corners in order to provide a vertical movement of energy that was shown to lead to reverberations of ancestral stamp. Such characteristics can also be seen in religious cults and traditional Brazilian manifestations, such as Umbanda and Congada. This time, the objective of this work is, in addition to detailing thedirector's life and research trajectory, to expose facts of the spiritual life of the author's family and its relationship with the religious rituals mentioned above in order, finally, to identify elements in these close to Grotowski’s Art as a Vehicle.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.