Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PatriciaAlvesBreyer.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação inclusiva : transpondo barreiras para uma inclusão educacional
Autor(es): Breyer, Patrícia Alves
Orientador(es): Campos, Penélope Machado Ximenes
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Prática de ensino
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: BREYER, Patrícia Alves. Educação inclusiva: transpondo barreiras para uma inclusão educacional. 2011. 71 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho teve como tema a transposição das barreiras para uma inclusão educacional, tendo como objetivo investigar os fatores que conduzem a implementação de novas práticas pedagógicas para a inclusão escolar. Deste modo, foi examinando como historicamente a educação especial evoluiu no Brasil e a construção da legislação que respalda a educação do deficiente. Apesar de admitirmos avanços na conceituação e na legislação pertinente, vimos que hoje ainda se mantém o impasse integração X inclusão. A pesquisa foi realizada em uma escola de séries iniciais na cidade de Santa Maria, tendo como participantes o corpo docente e direção da instituição. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e observação participante com a construção de um diário de campo. Ao final da pesquisa constatou-se uma resistência das organizações sociais às mudanças e às inovações, e o preconceito como justificativa do distanciamento dessas pessoas em relação aos alunos deficientes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3306
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons