Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NaiaraMariaBittencourtDeSouza_tcc.pdf333,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Três figuras da liberdade em Rousseau : independência, não-dominação e autonomia
Autor(es): Souza, Naiara Maria Bittencourt de
Orientador(es): Reis, Cláudio Araújo
Assunto: Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Liberdade
Filosofia política
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 27-Dez-2022
Referência: SOUZA, Naiara Maria Bittencourt de. Três figuras da liberdade em Rousseau: independência, não-dominação e autonomia. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O conceito de liberdade é central no pensamento de Rousseau. Ao longo de sua obra, recebe diversos tratamentos. Este trabalho visa a apresentar 3 “figuras” da liberdade na obra de Rousseau: liberdade como independência, liberdade como não-dominação, liberdade como autonomia. A liberdade como independência nos leva a considerar aspectos relacionados ao estado de natureza e a sua implicação para a liberdade. A liberdade como não-dominação nos leva a considerar o paradoxo da dependência: dependência é inevitável na vida social e a dominação é uma forma extrema de dependência. Garantir a liberdade na sociedade implica permitir dependência, evitando ao mesmo tempo a dominação. A liberdade como autonomia, enfim, diz respeito à participação dos cidadãos e suas funções no Estado civil.
Abstract: The concept of freedom is central to Rousseau's thinking. Throughout his work, this conceptreceives several treatments. This work aims to present 3 “figures” of freedom in Rousseau's work: freedom as independence, freedom as non-domination, freedom as autonomy. Freedom as independence leads us to consider aspects related to the state of nature and its implications for freedom. Freedom as non-domination leads us to consider the paradox of dependence: dependence is inevitable in social life and domination is an extreme form of dependence. Ensuring freedom in society implies allowing dependence while avoiding domination. Freedom as autonomy, finally, concerns the participation of citizens and their functions in the civil state.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.