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dc.contributor.advisorFonseca, Adelaida Pallavicini-
dc.contributor.authorAraújo, Marcelo Roberto Gomes de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marcelo Roberto Gomes de. Análise da interseção rua G1 do bairro Chácaras Ipiranga da cidade de Valparaíso de Goiás. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por finalidade a análise do projeto geométrico da interseção da rua G1 do bairro chácaras Ipiranga da cidade de Valparaíso de Goiás, devido a observação de elevado crescimento demográfico da região, considerável retenção do tráfego em horários de pico e contínuo mal comportamento dos motoristas, suspeitando-se que possam possivelmente serem estimulados pela configuração da geometria. Para isto procedeu-se com estudo para a constatação da evolução demográfica da região, assim como dos parâmetros definidos pelos órgãos brasileiros competentes na área de estudos de tráfego e projeto geométrico de rodovias e interseções. Foram levantados então aspectos necessários para verificação da adequação do elemento como processo de planejamento urbano, classificação de vias, critérios de escolha das interseções e estudos de tráfego. Desta forma foi possível determinar os passos metodológicos a serem tomados para a verificação da adequabilidade da interseção. Determinados os parâmetros para atestação da capacidade, observou-se que a rótula comporta o volume de tráfego atual, sendo o real motivador da retenção do fluxo, a passagem em nível entre rodovia e ferrovia em um dos arcos de acesso. Com isto foi possível estabelecer as soluções para a configuração de vias e interseção.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTráfegopt_BR
dc.subject.keywordRodoviaspt_BR
dc.titleAnálise da interseção rua G1 do bairro Chácaras Ipiranga da cidade de Valparaíso de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-27T10:44:26Z-
dc.date.available2022-12-27T10:44:26Z-
dc.date.submitted2021-05-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32952-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study had as objective the analysis of the intersection’s geometric project located on G1 street in the Chácaras Ipiranga Neighborhood, due to the observation of significant demographic growth in the region, considerable retention of traffic at rush hour and bad behavior of drivers, wich led to the suspection of being a result of a stimulus by the geometric configuration. For this purpose studies were proceeded for verifying the demographic evolution in the region, as well as studies about the parameters defined by Brazilian agencies about traffic and geometric projects of highways and intersections. Researches were made for collecting the necessary aspects for the intersection’s adequacy, likewise studies were made about urban planning, road classification, criteria for choosing intersection configuration and traffic. It was then possible to determine the methodological steps to be taken for the verification of the intersection adequacy.Once the parameters necessary to the capacity attestation were determined, it was observed that the roundabout holds o traffic volume, coming to the realization that the real reason to the retention of the flow was the level crossing between the railway line and one of the access arch. Therewith it was possible to establish solutions to the configuration of the roads and intersection.pt_BR
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