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Título: O ensino da Filosofia no ensino médio da rede pública do Distrito Federal e as políticas educacionais : pontos para pensar
Autor(es): Silva, Beatriz Neves da
Orientador(es): Gontijo, Pedro Ergnaldo
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Ensino médio
Currículo escolar
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 26-Dez-2022
Referência: SILVA, Beatriz Neves da. O ensino da Filosofia no ensino médio da rede pública do Distrito Federal e as políticas educacionais: pontos para pensar. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o Ensino da Filosofia no Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal, e as respectivas políticas educacionais. Documentos a respeito do currículo da Educação Básica das séries finais, Lei de Diretrizes e Bases, e outros textos oficiais referentes ao ensino da Filosofia durante o Ensino Médio foram utilizados. Assim como diversos textos onde filósofos desde a tradição clássica até a atualidade apresentam pontos de vista relacionados ao ensino da Filosofia. Foi observada também a trajetória do ensino da Filosofia no Brasil, observando-se os diversos obstáculos que esta disciplina enfrentou e ainda enfrenta para se manter como disciplina obrigatória no currículo das instituições de ensino públicas. Não obstante as recentes mudanças ocorridas entre 2016 e 2017 que tornou a Filosofia como disciplina optativa no currículo do Ensino Médio. Este trabalho também se propôs a analisar quais as contribuições que o ensino da Filosofia pode oferecer para a vida do Estudante do Ensino Médio, bem como sua relevância como disciplina obrigatória e objetivos de acordo com os documentos oficiais. Além disso, foi avaliada a diferença no processo de estudar Filosofia e o filosofar, qual dos dois que deve ser ensinado em sala de aula para alunos do Ensino Médio?
Abstract: The present work had as objective to analyze the Teaching of Philosophy in Public High School in the Federal District, and their educational policies. Documents relating to the basic education curriculum of the final grades, of Guidelines and Bases, and other official texts referring to the teaching of Philosophy during High School were used. As well as several texts where philosophers, from the classical tradition to the present, prove points of view related to the teaching of Philosophy. It was observed the trajectory of Philosophy teaching in Brazil, taking into account the various obstacles discipline faced and still faces to remain a compulsory subject in the curriculum of public education institutions. Notwithstanding the recent changes between 2016 and 2017 that made Philosophy as discipline optative in the high school curriculum. This paper also aims to analyze what contributions the teaching of Philosophy can offer to the life of the Student from highschool, as well as its relevance as a compulsory subject and objectives according to official documents. Besides that, the difference in the process of studying Philosophy and philosophizing was evaluated, which of the two should be taught in the classroom for high school students?
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2018.
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