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Título: Fenômeno bullying nas escolas do Japão e do Brasil : estudo de caso dos nipo-brasileiros
Autor(es): Azevedo, Maria Luiza Tokobaro
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Imigrantes japoneses
Decasségui
Bullying
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Dez-2022
Referência: AZEVEDO, Maria Luiza Tokobaro. Fenômeno bullying nas escolas do Japão e do Brasil: estudo de caso dos nipo-brasileiros. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A seguinte monografia reflete sobre o fenômeno bullying que ocorre com os descendentes de nipo-brasileiros no cenário escolar do Brasil e do Japão. O longo histórico de (i)migração dos dois países criou situações e consequências ao longo dos anos as quais são importantes para referenciar o presente estudo. Assim, através desta monografia busca-se entender como o bullying pode fazer parte da vida escolar desses jovens e quais são as implicações para a adaptação deles em um país estrangeiro. Bullying é um tópico recente de estudo, apesar de ser um fenômeno que ocorre muito antes de ganhar uma nomenclatura. Por definição, diz respeito ao ato de amedrontar ou machucar uma pessoa causando consequências que vão de físicas à psicológicas. Entretanto, Fante (2005), um dos maiores nomes sobre o assunto no Brasil, ainda complementa a definição do fenômeno apresentando características específicas, como a repetitividade e as razões psíquicas por trás das ações do ato de bullying. Em contrapartida, considerando o envolvimento de um grupo social étnico, faz-se necessário compreender sobre as motivações do bullying com nipo-brasileiros, além das suas diferenças quanto ao preconceito. Assim, através de uma metodologia de estudo de caso (GIL, 2009) de cunho qualitativo, foram realizados questionários e entrevistas com nipo-brasileiros a fim de analisar um contexto mais específico do bullying através da experiência real compartilhada pelos colaboradores. Através dos depoimentos também foi possível entender os impactos sociais e acadêmicos do fenômeno na vida desses nikkeis, isto é, as consequências geradas para que se pudesse discutir o caminho para uma solução e uma boa convivência dos nipo-brasileiros no país em que moram.
Abstract: The following monograph reflects on the bullying phenomenon that occurs with the descendants of Japanese-Brazilians in schools in Brazil and Japan. The long history of (i)migration of the two countries has created situations and consequences over the years, which are important for reference in the present study. Therefore, through this monograph, we aim to understand how bullying can be part of the school life of these young people and what are the implications for their adaptation in a foreign country. Bullying is a recent topic of study that occurs long before it gained a nomenclature. By definition, it concerns the act of frightening or hurting a person causing consequences that goes from physical to psychological. However, Fante (2005), one of the biggest names on the subject in Brazil, still complements the definition of the phenomenon by presenting specific characteristics such as repetitiveness and the psychic reasons behind the actions of the bullying. On the other hand, considering the involvement of an ethnic social group, it is necessary to understand the motivations for bullying with Japanese-Brazilians, in addition to its difference in terms of prejudice. Based on a qualitative case study methodology (GIL, 2009), questionnaires and interviews were made with Japanese-Brazilians in order to analyze a more specific context of bullying through the real experience shared by the collaborators. Through the testimonies, it was also possible to understand the social and academic impacts of the phenomenon on the lives of these nikkeis, that is, the consequences generated so that the path to a solution and a good coexistence of Japanese-Brazilians in the country where they live could be discussed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2022.
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Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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