Título: | A relevância das oficinas pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual |
Autor(es): | Santos, Maria Aparecida Gomes dos |
Orientador(es): | Vasconcelos, Riane Natália Soares |
Assunto: | Inclusão escolar Deficientes mentais - educação Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 16-Abr-2012 |
Referência: | SANTOS, Maria Aparecida Gomes dos. A relevância das oficinas pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino é um grande desafio a ser enfrentado pelos educadores. Na busca por uma educação de qualidade, que atende á diversidade, o sistema educacional vai estruturando os chamados apoios, destinados ao atendimento das especificidades dos alunos. Neste contexto, o presente estudo aborda a importância das oficinas pedagógicas como apoio no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Para tal foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de entrevistas voltadas aos professores, alunos com deficiência intelectual e a suas famílias, em escola pública regular da cidade de Santa Maria-DF. Os resultados apontam que as oficinas pedagógicas têm beneficiado a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, favorecendo assim o processo de inclusão escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3290 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|