Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3290
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaAparecidaGomesdosSantos.pdf546,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância das oficinas pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual
Autor(es): Santos, Maria Aparecida Gomes dos
Orientador(es): Vasconcelos, Riane Natália Soares
Assunto: Inclusão escolar
Deficientes mentais - educação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 16-Abr-2012
Referência: SANTOS, Maria Aparecida Gomes dos. A relevância das oficinas pedagógicas no processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino é um grande desafio a ser enfrentado pelos educadores. Na busca por uma educação de qualidade, que atende á diversidade, o sistema educacional vai estruturando os chamados apoios, destinados ao atendimento das especificidades dos alunos. Neste contexto, o presente estudo aborda a importância das oficinas pedagógicas como apoio no processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Para tal foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de entrevistas voltadas aos professores, alunos com deficiência intelectual e a suas famílias, em escola pública regular da cidade de Santa Maria-DF. Os resultados apontam que as oficinas pedagógicas têm beneficiado a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, favorecendo assim o processo de inclusão escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3290
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons