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Título: Tecnovigilância : análise dos alertas do portal Anvisa de 2015 a 2020
Autor(es): Santos, Alice Cardoso Pereira dos
Orientador(es): Marques, Carla Pintas
Assunto: Tecnovigilância
Saúde - produtos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Data de apresentação: 3-Nov-2021
Data de publicação: 8-Dez-2022
Referência: SANTOS, Alice Cardoso Pereira dos. Tecnovigilância: análise dos alertas do portal Anvisa de 2015 a 2020. 2021. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Analisar e categorizar os grupos de produtos para saúde publicados no Portal Anvisa no período de 2015 a 2020. Método: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, do tipo descritivo, transversal e exploratório, utilizando-se de dados secundários. Resultados: das variáveis analisadas foi encontrado o maior número de alertas para equipamentos, as ações mais realizadas foram as de Recolhimento do produto, a maioria dos produtos para saúde com alerta eram os de Classe de Risco III e em maioria os fabricantes desses produtos para saúde eram internacionais. Conclusão: o estudo demonstrou que durante os cinco anos de análise dos alertas emitidos pela Anvisa, foram de equipamentos ligado ao risco de classe III. Esse estudo demonstrou a importância da área da Tecnovigilância e das ações de campo como uma estratégia de monitorar os produtos para saúde na pós-comercialização.
Abstract: Objective: Analyze and categorize the groups of health products published on the Anvisa Portal from 2015 to 2020. Method: This is a study with a quantitative approach, descriptive, transversal and exploratory, using secondary data. Results: of the analyzed variables, the highest number of alerts for equipment was found, the most performed actions were product recall, most health products with alerts were Risk Class III and most of the manufacturers of these health products were international. Conclusions: The study demonstrated the importance of the Technovigilance area and field actions as a strategy to monitor post-marketing health products.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.
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