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Título: Gestão de tecnologias em cursos a distância : refletindo sobre a experiência da Escola Nacional de Administração Pública
Outros títulos: Management of techonology in distance courses : reflecting about a experience at Escola Nacional de Administração Pública
Autor(es): Araújo, Grazielle Teles de
Orientador(es): Gomes, Carmenísia Jacobina Aires
Assunto: Educação à distância
Tecnologia na educação
Educação continuada
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 13-Abr-2012
Referência: ARAÚJO, Grazielle Teles de. Gestão de tecnologias em cursos a distância: refletindo sobre a experiência da Escola Nacional de Administração Pública. 2011. 74 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa as situações enfrentadas por servidores que participam de cursos a distância na Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Inicia-se a partir de uma breve conceituação da Educação a Distância, a legislação relativa a esta modalidade de ensino e sobre Gestão e Tecnologia, dois referenciais essenciais para esta pesquisa. Apresenta-se o processo de inscrição em um curso a distância na Escola, o lócus da pesquisa e a metodologia utilizada. O problema identificado refere-se à falta de sincronização efetiva entre os dois ambientes utilizados pela Escola na oferta dos cursos a distância. Isto se deve, principalmente, pela falha de comunicação entre as duas equipes que gerem esses sistemas. Os objetivos principais são identificar os sistemas utilizados no desenvolvimento dos cursos, compreender de que forma eles se articulam e conhecer os prós e contras do uso desses sistemas, bem como de suas articulações. Além disso, o trabalho propõe sugestões de soluções práticas e efetivas para os problemas. A pesquisa foi realizada baseada em observação livre e na aplicação de questionários aos participantes de cursos e apontou algumas falhas de comunicação entre os sistemas pesquisados e as Coordenações responsáveis pelos mesmos. Os elementos deste estudo apontaram falhas na comunicação entre as equipes e os sistemas e identificaram as situações enfrentadas pelos cursistas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This concluding graduation study analyses the difficulties faced by the public servants who participate from Distance Courses in Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. It starts from a brief explanation from the Distance Education, the legislation that regulate this modality and about Management and Technology, two essential references to the research. It presents the inscription process in a distance course at the School, the research locus and the methodology used. The identified problem refers to the failure of strength synchronization between the both ambients utilized for the School on the offer of distance courses. It happens, principally, because the failure of communication between the two team that manage these systems. The main objectives are to identify the systems used to the development of the courses, to understand that somehow they articulate and know the advantages and disadvantages from the use of these systems, and the articulations as well. Moreover, the study proposes suggestions of practice and effective solutions to the problems. The research was performed based on free observation and application of questionnaires to the participants from courses, and showed some failures in the communication between the researched systems and the coordination responsible for it. The elements of this study pointed failures in communication between the two teams and the systems and identified the situation faced up for the students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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