Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaLuizaOliveiraGoncalves_tcc.pdf366,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O debriefing como método de avaliação dos estudantes do curso de graduação em enfermagem, nas práticas de simulação clínica realística : uma revisão integrativa
Autor(es): Gonçalves, Ana Luiza Oliveira
Orientador(es): Machado, Valéria Bertonha
Assunto: Debriefing
Avaliação de aprendizagem
Enfermagem - prática
Simulação realística em saúde
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 6-Dez-2022
Referência: GONÇALVES, Ana Luiza Oliveira. O debriefing como método de avaliação dos estudantes do curso de graduação em enfermagem, nas práticas de simulação clínica realística: uma revisão integrativa. 2021. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Identificar as evidências científicas disponíveis sobre o uso do debriefing como método de avaliação dos estudantes do curso de graduação em enfermagem, nas práticas de simulação clínica realística. Metodologia: Revisão integrativa, descritiva. A busca de dados ocorreu no período de setembro de 2020 a janeiro de 2021, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem (Bendenf), e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), na língua portuguesa, espanhola e inglesa, disponíveis gratuitamente no período dos últimos 5 anos. Resultados e Discussão: Elegeu-se 12 artigos. As publicações sobre a temática são em sua maioria de cunhonacional e evidenciouse uma pluralidade de estudos e diferentes níveis de evidência. Conclusão: Os estudos apontaram vantagens, desvantagens e desafios na utilização da técnicaaplicada ao ensino de enfermagem. As principais vantagens foram: o desenvolvimento do pensamento crítico e clínico, a tomada de decisão, a reflexão e a autorreflexão, a assimilação entre teoria e prática, a construção do conhecimento, o desenvolvimento da liderança e a promoção da segurança do paciente. Considerou-se como desvantagens as emoções negativas que podem ser geradas como a ansiedade, o medo de ser criticado e a insegurança, porém, as desvantagens estão atreladas ao despreparo do condutor, do método e do cenário do debriefing.
Abstract: Objective: Identify available scientific evidence on using debriefing to evaluate undergraduate nursing students in realistic clinical simulation practices. Methodology: Integrative, descriptive review. The research took place from September 2020 to January 2021, in the databases of the Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Virtual Library on Nursing Health (Bendenf), and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), in Portuguese, Spanish and English, available free of charge in the period of the last five years, from 2016 to 2021. Results and Discussion: Twelve articles were selected. Publications on the subject are primarily national and demonstrate a plurality of studies and different levels of evidence. Conclusion: The studies pointed out advantages, disadvantages, and challenges in using the technique applied to nursing education. The main benefits were developing critical and clinical thinking, decision-making, reflection and self-reflection, assimilation between theory and practice, knowledge construction, leadership development, and the promotion of patient safety. Negative emotions that can be generated, such as anxiety, fear of being criticized, and insecurity, were considered disadvantages; however, the disadvantages are linked to the lack of preparation of the conductor, the method and the debriefing scenario.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.