Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3280
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JaciaraBarbosadoNascimento.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexos da educação : imagens e representações do processo educativo de alunos e professores do 5º ano de um Centro de Ensino Fundamental da Estrutural-DF
Autor(es): Nascimento, Jaciara Barbosa do
Orientador(es): Dansa, Cláudia Valéria de Assis
Assunto: Professores e alunos
Representações sociais
Educação
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: NASCIMENTO, Jaciara Barbosa do. Reflexos da educação: imagens e representações do processo educativo de alunos e professores do 5º ano de um Centro de Ensino Fundamental da Estrutural-DF. 2011. [128] f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho é estudo exploratório das imagens e representações de alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental de um CEF da Estrutural sobre o processo educativo e sua influência no trabalho e nas relações pedagógicas. Teve como objetivos específicos discutir imagens formadas acerca do que seja: aluno, professor, escola e contexto social; e discutir algumas das conseqüências destas imagens e representações tanto no processo educacional do aluno, quanto no trabalho pedagógico do professor. Os dados foram levantados a partir de entrevistas individuais e coletivas com as professoras e diálogos mediados, desenhos, relatos escritos e outras ações pedagógicas com os alunos realizados durante oficinas conduzidas na turma pela pesquisadora durante sua ação do grupo PET Educação da FE-UnB. A partir de uma análise interpretativa foram construídos alguns conjuntos de dados sobre a relação das professoras com a profissão docente, sua visão do local em que trabalham e dos seus alunos, bem como uma visão do aluno sobre si mesmo, o local em que vive, a escola e os professores. pôde-se verificar que os principais motivos apontados na escolha da profissão das professoras em questão foram de ordem financeira, acaso ou destino, que elas não tem uma visão clara sobre o papel do professor e nem sobre que alunos estão formando e encontram-se bastante desestimuladas tanto com a profissão como com a categoria profissional. Apresentam uma visão dos alunos como uma maioria mal sucedida que associam aos moradores locais considerados pobres, sem orientação familiar para os estudos e “herdeiros da desgraça” e uma minoria bem sucedida que corresponde a moradores de outros locais ou filhos dos comerciantes. Alguns estabelecem uma relação direta entre pobreza e sofrimento. Algumas associam a pobreza e descuido com os filhos aos catadores de lixo. Perguntadas sobre quem estão formando, a maioria não soube responder. Em relação à entrevista com a professora da turma foi possível analisar suas imagens e representações sobre alguns fatores determinantes no processo educativo, dentre eles: o que é um aluno bem ou mal sucedido, fatores que explicam a violência nas escolas, a função da família neste processo, o papel da escola e seu ideal de aluno. A respeito dos alunos foi possível analisar suas representações e imagens tendo em vista a imagem que possuem da cidade em que vivem, da escola em que estudam, como se sentem na hora da prova, se estudam e como estudam em casa, o que ensinariam para seus alunos caso fossem professores e como seria a escola de seus sonhos. Concluo esta pesquisa chamando atenção na urgência em ultrapassar as precárias imagens construídas acerca de tudo o que compõe o processo educativo, reconhecendo a influência do componente social histórico na construção educacional de uma sociedade, de modo que o educador possa enxergar brechas na sua prática onde hoje ele só percebe desestimulo e fracasso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons