Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32767
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaNoronhaDaCunha_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo de caso sobre a aquisição da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco : valor contábil, valor de mercado, valor econômico e a sinergia empresarial
Autor(es): Cunha, Mariana Noronha da
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Avaliação de empresas
Empresas - fusão e incorporação
Sinergia empresarial
Data de apresentação: 15-Mai-2021
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: CUNHA, Mariana Noronha da. Um estudo de caso sobre a aquisição da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco: valor contábil, valor de mercado, valor econômico e a sinergia empresarial. 2022. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar a diferença do valor contábil, valor de mercado e valor econômico e a relação que esses valores têm com o ativo intangível. Para isso, foi feita a análise do processo de fusão das empresas brasileiras XP Investimentos e Itaú Unibanco. Foram comparadas as demonstrações contábeis de cada empresa, dos anos de 2016 a 2019, para chegar no resultado dos cálculos de valores foi utilizado o método do fluxo de caixa descontado, com o cálculo do valor do custo de capital próprio, e comparação dos resultados obtidos, inclusive com seus respectivos valores de mercado. Constatou se que: i) a fusão induziu positivamente os resultados das empresas; ii) houve aumento de valor de mercado de ambas iii) houve sinergia positiva no caso.
Abstract: This paper’s objective is to assess the differences between economic value, book value and market value and its relationship to a company’s intangible assets during the merger and acquisition process of two Brazilian companies: XP Investimentos and Itaú Unibanco. Their respective financial statements of 2016 through 2019 were analyzed taking into consideration the discounted cash flow method, in order to calculate the equity’s cost value. Through this approach it was concluded that; i) the M&A had a positive correlation to both companies financial positions; ii) Market value for both companies peaked iii) A synergy merge scenario took place.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.