Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32766
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaNavaBuenoDaSilva_tcc.pdf10,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência das redes sociais na relação da mulher com seu corpo
Autor(es): Silva, Júlia Nava Bueno da
Orientador(es): Oliveira, Isabela Lara
Assunto: Autoimagem
Imagem corporal em mulheres
Padrões de beleza
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 4-Dez-2022
Referência: SILVA, Júlia Nava Bueno da. A influência das redes sociais na relação da mulher com seu corpo. 2021. 151 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O número de procedimentos estéticos, bem como o de influenciadoras que abordam a beleza em suas plataformas, tem crescido consideravelmente no Brasil. Assim, este estudo procurou compreender o efeito das redes sociais na relação das mulheres com a construção de sua autoimagem, trazendo mais visibilidade para o assunto. Dessa forma, foi realizada uma vasta revisão bibliográfica, bem como uma análise de conteúdo das cinco blogueiras mais proeminentes por meio da investigação de seus perfis no Instagram. Além disso, elaborou-se uma pesquisa online com universitárias a fim de entender a maneira que se enxergam no mudo digital. Com isso, foi possível perceber que há pouca diversidade de padrões estéticos entre as influenciadoras e que a principal causa de inseguranças, de acordo com as estudantes, é a comparação com o estilo de vida irreal mostrado no mundo virtual. Apesar dos avanços nas discussões sobre o tema, a influência das redes sociais ainda é muito significativa na construção da autoimagem das mulheres e os efeitos negativos são mais evidentes do que os positivos, levando ao desenvolvimento de sentimentos de frustração e desvalorização de seus corpos.
Abstract: The number of aesthetic procedures, as well as influencers who address beauty on their platforms, has grown considerably in Brazil. Thus, this study sought to understand the effect of social media on women's relationship with the construction of their self-image, bringing more visibility to the subject. Therefore, a vast literature review was conducted, as well as a content analysis of the five most prominent female bloggers through the investigation of their Instagram profiles. In addition, an online survey was conducted with college students in order to understand how they see themselves in the digital world.With this, it was possible to realize that there is little diversity of beauty standards among the influencers and that the main cause of insecurities, according to the students, is the comparison with the unreal lifestyle shown in the virtual world. Despite advances in discussions on the subject, the influence of social media is still very meaningful in the construction of women's self-image and the negative effects are more evident than the positive ones, leading to the development of feelings of frustration and devaluation of their bodies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.