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Título: Terapia ocupacional no brincar de crianças com paralisia cerebral : uma revisão de literatura
Autor(es): Reis, Júlia Gabriela
Orientador(es): Lobo, Ana Rita Costa de Souza
Assunto: Terapia ocupacional
Paralisia cerebral nas crianças
Crianças com deficiência
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 2-Dez-2022
Referência: REIS, Júlia Gabriela. Terapia ocupacional no brincar de crianças com paralisia cerebral: uma revisão de literatura. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: As lesões neurológicas ocorridas na infância incluem diversas complicações ao sistema nervoso, sendo a paralisia cerebral (PC) um dos problemas neurológicos mais frequentes que ocorre nos primeiros marcos do desenvolvimento encefálico e infantil. A paralisia cerebral é definida como um conjunto de desordens permanentes que englobam o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, comportamental e outros, que podem comprometer determinadas habilidades nos MMII e MMSS. Objetivo Geral: Identificar por meio de pesquisas aspectos que apresentam a Terapia Ocupacional no brincar de crianças com Paralisia Cerebral, evidenciando a contribuição desta atuação para o desenvolvimento integral da criança. Objetivos Específicos: Analisar a Paralisia Cerebral dentro da literatura de Terapia Ocupacional e identificar o potencial da utilização do brincar como recurso terapêutico da Terapia Ocupacional em crianças com Paralisia Cerebral. Método: Esta pesquisa compreende uma revisão bibliográfica narrativa sobre o assunto, no qual busca através de estudos publicados em base de dados acadêmicos fazer uma abordagem de revisão da literatura com a temática em questão. Resultados: Foram elaboradas tabelas contendo: Título, ano, autor, local e tipo de estudo. Outras duas tabelas foram confeccionadas com informações como: Objetivos; Amostra/População e Instrumentos utilizados, estes dados tendem a contemplar intrinsecamente sobre os estudos encontrados. Conclusão: Através dos estudos analisados, e a partir da construção deste, pode-se observar que o terapeuta ocupacional exerce função primordial no tratamento de crianças com PC, já que ficou evidenciada a contribuição científica do brincar terapêutico aplicado ao desenvolvimento social, físico e cognitivo com esta clientela, facilitando a intervenção terapêutica e futuras pesquisas com o tema.
Abstract: Introduction: Neurological injuries that occur in childhood include several complications to the nervous system, and cerebral palsy (CP) is one of the most frequent neurological problems that occurs in the first milestones of brain and child development. Cerebral palsy is defined as a set of permanent disorders that encompass motor, cognitive, sensory, behavioral and other development, which can compromise certain abilities in the lower limbs and upper limbs. General Objective: To identify, through research, aspects that present Occupational Therapy in the play of children with Cerebral Palsy, evidencing the contribution of this action to the integral development of the child. Specific Objectives: To analyze Cerebral Palsy within the Occupational Therapy literature and identify the potential of using play as a therapeutic resource in Occupational Therapy in children with Cerebral Palsy. Method: This research comprises a narrative bibliographic review on the subject, in which it seeks through studies published in academic databases to make a literature review approach with the theme in question. Results: Tables were prepared containing: Title, year, author, place and type of study. Two other tables were created with information such as: Objectives; Sample/Population and Instruments used, these data tend to contemplate intrinsically on the studies found. Conclusion: Through the analyzed studies, and from its construction, it can be observed that the occupational therapist plays a key role in the treatment of children with CP, since the scientific contribution of therapeutic play applied to social, physical and cognitive development was evidenced. with this clientele, facilitating therapeutic intervention and future research on the subject.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2022.
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