Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CristianeLimaPacheco.pdf284,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologias educacionais : a lousa digital como ferramenta de inclusão : um relato de experiência
Autor(es): Pacheco, Cristiane Lima
Orientador(es): Santana, Raquel Soares de
Assunto: Tecnologia na educação
Educação inclusiva
Inovações educacionais
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: PACHECO, Cristiane Lima. Tecnologias educacionais: a lousa digital como ferramenta de inclusão: um relato de experiência. 2011. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo relata a experiência realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil, em Vitória, Espírito Santo, no ano de 2010. Com a implantação da Lousa Digital através de um projeto piloto da Prefeitura de Vitória, verificou-se a importância das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) e o papel fundamental da Lousa Digital para os alunos com necessidades especiais. Os procedimentos metodológicos consistiram em atividades realizadas na Lousa Digital para observação e levantamento de dados. O foco da pesquisa foi relatar a experiência com as atividades realizadas na Lousa Digital e analisar os resultados obtidos no trabalho desenvolvido com alunos de necessidades educacionais especiais que fazem parte do processo de inclusão escolar na atualidade. A pesquisa revelou a eficácia do uso da Lousa Digital como recurso da prática pedagógica com alunos portadores de necessidades especiais contribuindo como ferramenta excepcional na integração dessas crianças que fazem parte do processo de inclusão escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons