Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariadaPenhaAlmeidaLima.pdf711,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pontos e contrapontos : a legislação educacional, a classe hospitalar e o atendimento pedagógico domiciliar
Autor(es): Lima, Maria da Penha Almeida
Orientador(es): Reis, Carla de Borja
Assunto: Educação especial - legislação
Pedagogia hospitalar
Estudantes deficientes
Políticas educacionais
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: LIMA, Maria da Penha Almeida. Pontos e contrapontos: a legislação educacional, a classe hospitalar e o atendimento pedagógico domiciliar. 2011. vii, 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho analisa a legislação que reconhece e ampara a criança/adolescente com necessidades educacionais especiais e, mais especificamente aquelas que se encontram em situação de adoecimento, em atendimento nas classes hospitalares ou em atendimento domiciliar, estabelecendo uma contraposição entre o preconizado pela lei e o que efetivamente acontece nas escolas. A metodologia aplicada no estudo será a pesquisa qualitativa, a qual pretende investigar qual o conhecimento que os sujeitos pesquisados possuem sobre Pedagogia Hospitalar, Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar, bem como sobre a legislação e operacionalização pertinentes a estes atendimentos e a inserção dos mesmos no Projeto Político-pedagógico da escola. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que os professores do ensino regular, ensino especial e das salas de recursos tem pouco conhecimento e outros desconhecem completamente o atendimento em classe hospitalar e atendimento domiciliar, bem como as leis que amparam este tipo de atendimento. A constatação desse fato alerta para a necessidade de mais informação e divulgação dessa modalidade de atendimento educacional, como também para a realização de debates e palestras visando à sistematização de conhecimentos na área.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons