Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3270
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FabricioSantosDiasdeAbreu.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vozes silenciadas : homossexualidade, sexo e relações afetivas interpessoais em sujeitos surdos
Autor(es): Abreu, Fabrício Santos Dias de
Orientador(es): Zuchiwschi, José
Assunto: Surdos
Pessoas com deficiência - comportamento sexual
Homofobia
Homossexualidade
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 12-Abr-2012
Referência: ABREU, Fabrício Santos Dias de. Vozes silenciadas: homossexualidade, sexo e relações afetivas interpessoais em sujeitos surdos. 2011. 157 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os estudos acerca das vivências da sexualidade em pessoas surdas são escassos e muitas das vezes não problematizam assuntos voltados para as orientações afetivo-sexuais destoantes do padrão hegemônico. Tentando preencher a carência de estudos nessa área, o presente trabalho se propõe a discutir a homossexualidade em sujeitos surdos, focalizando suas vivências interpessoais. Esta pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, tendo como aporto teórico e conceitual os estudos na área de surdez, gênero, homossexualidade e sexualidade e deficiência. Os dados encontrados revelam que a condição homossexual entre os surdos ainda é pouco compreendida, pois há dúvidas, preconceitos e mitos acerca da experiência sexual. Desse modo, torna-se relevante ampliar os estudos sobre sexualidade e surdez e sua interface com as políticas públicas de assistência e formação. Além disso, é urgente o esforço conceitual e analítico para se compreender a particular condição existencial desses sujeitos. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Les études sur les expériences de la sexualité chez les personnes sourdes sont rares et souvent ne problématizent pas les questions liées aux directives affectives et sexuelles qui sont différentes du standart hégémonique. En esseyant de combler la manque d’études dans ce domaine, le présent travail propose de discuter l’homosexualité chez les sujets sourds, en se concentrant sur leurs expériences interpersonelles. Cette recherche s’inscrit dans le cadre d’une approche qualitative, avec les études théoriques et conceptuels dans le domaine de la surdité, le genre, l’homosexualité et la sexualité et l’handicap. Des donnés révèllent que la condition homosexuelle chez les sourdes est encore mal comprise, car il y a des doutes, des préjugés et des mythes à propos de l’expérience sexuelle. Ainsi, il devient important de développer les études sur la sexualité et la surdité et son interface avec les politiques publiques d’aide et de formation. Par ailleurs, il est urgent l’effort conceptuel et analytique pour comprendre la condition particulière existencielle de ces sujets. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The studies about the experiences of sexuality in deaf people are scarce and often not problematize issues facing the affective-sexual guidelines different of the hegemonic standard. Trying to fill the lack of studies in this area, the present work proposes to discuss homosexuality in deaf subjects, focusing on their interpersonal experiences. This research is part of a qualitative approach, with the theoretical and conceptual studies in the area of deafness, gender, sexuality and homosexuality and disability. Data reveal that the homosexual condition among the deaf is still poorly understood, as there are doubts, prejudices and myths about the sexual experience. Thus, it becomes important to expand the studies on sexuality and deafness and its interface with the public policies of assistance and training. Moreover, it is urgent the conceptual and analytical effort to understand the existential particular condition of these subjects.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons