Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaCarollineBrasilNogueira_tcc.pdf596,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da pandemia de covid-19 no contexto de violações de direitos atendidas no CREAS sede em Caucaia/CE
Autor(es): Nogueira, Maria Carolline Brasil
Orientador(es): Mesquita, Rafaela Vilarinho
Assunto: Violência contra crianças e adolescentes
Direitos da criança e do adolescente
Covid-19
Data de apresentação: 7-Mar-2022
Data de publicação: 28-Nov-2022
Referência: NOGUEIRA, Maria Carolline Brasil. O impacto da pandemia de covid-19 no contexto de violações de direitos atendidas no CREAS sede em Caucaia/CE. 2022. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a pandemia de covid-19 impactou o contexto das violações de direitos atendidas nos CREAS do município de Caucaia/CE, a partir do acesso ao livro de registro de casos do supracitado equipamento. Para tal, é realizado um percurso de associação entre as violações de direitos em uma situação de emergência social, econômica e sanitária, como o da pandemia do novo Coronavírus, no ano de 2020, e o contexto cotidiano com demandas advindas das expressões da questão social no município, bem como a relação do Estado, como regulador da vida privada, com a família, através das políticas sociais. De natureza quantitativa e qualitativa, o presente estudo utiliza-se da pesquisa de campo documental, examinando os livros de registro de casos do CREAS, de 2019 e 2020, fazendo uso, para tanto, da análise de conteúdo. Diante disso, os resultados da análise sugerem que, em 2020, houve uma redução no número de denúncias e casos acompanhados no CREAS Sede, em Caucaia, em relação ao ano anterior. Todavia, diante de uma redução de casos, há o destaque para o aumento da violência contra o gênero feminino, com o destaque para casos de abuso sexual contra crianças, e masculino, com saliência de casos de trabalho infantil. Ademais, vale salientar que são apresentadas breves considerações finais do estudo que indicam a necessidade de um aprofundamento dessa complexa temática em futuras pesquisas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.