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Título: O direito a educação e a militarização no Distrito Federal
Autor(es): Costa, Gilberto Soares da
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Educação militar
Militarização
Distrito Federal (DF) - educação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 23-Nov-2022
Referência: COSTA, Gilberto Soares da. O direito a educação e a militarização no Distrito Federal. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse artigo tem por objetivo analisar o processo de militarização das escolas públicas, especialmente da Rede de Ensino do Distrito Federal, que já transformou dezesseis (16) escolas em cívico-militares. Analisando os documentos que militarizam as instituições e definem suas normas de funcionamento, percebe-se que as regras impostas buscam implantar nas escolas a pedagogia do quartel, a partir de princípios próprios do militarismo, que visam a uniformização das práticas, costumes, vestimentas, comportamentos, o que leva o apagamento das identidades dos estudantes, negação das subjetivi.dad.es e, consequentemente, dos sujeitos, suas histórias, culturas e formas de estar no mundo. Assim busca se compreender se e como a militarização das escolas levam a negação do direito à educação. Para o desenvolvimento da pesquisa de cunho documental e bibliográfico, esse trabalho foi embasado na leitura de artigos de autores que vem estudando a ampliação e difusão das escolas militarizadas por todo Brasil, como Santos (2021) e Mendonça (2019). Para compreensão do direito à educação no Brasil, usamos como referência, além dos citados autores Teixeira (1977). Sendo assim, percebe-se uma incompatibilidade entre os princípios do militarismo e os princípios que devem reger a educação, definidos na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases de 1996.
Abstract: This article aims to analyze the process of militarization of public schools, especially the Education Network of the Federal District, which has already transformed sixteen (16) schools into civic-military. Analyzing the documents that militarize the institutions and define their operating norms, it is clear that the imposed rules seek to implement the barracks pedagogy in schools, based on the principles of militarism, which aim to standardize practices, customs, clothing, behaviors , which leads to the erasure of students' identities, denial of subjectivities and, consequently, of subjects, their histories, cultures and ways of being in the world. Thus, it seeks to understand if and how the militarization of schools leads to the denial of the right to education. For the development of documentary and bibliographic research, this work was based on the reading of articles by authors who have been studying the expansion and diffusion of militarized schools throughout Brazil, such as Santos (2021) and Mendonça (2019). To understand the right to education in Brazil, we use as a reference, in addition to the aforementioned authors Teixeira (1977). Therefore, there is an incompatibility between the principles of militarism and the principles that should govern education, defined in the Constitution of 1988 and in the Law of Directives and Bases of 1996.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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