Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RafaelEduardoTezadeSouza.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de soja em sistema agrossilvipastoril com eucalipto no cerrado
Autor(es): Souza, Rafael Eduardo Teza de
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Sistemas de cultivo
Soja - cultivo
Eucalipto
Sistema agroflorestal
Data de apresentação: 22-Nov-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: SOUZA, Rafael Eduardo Teza de. Produção de soja em sistema agrossilvipastoril com eucalipto no cerrado. 2011. xii, 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os sistemas Agrossilvipastoris são uma alternativa para a produção sustentável no meio rural. Inúmeros trabalhos de pesquisa vêm sendo desenvolvidos para aprimorar e viabilizar o seu uso de modo eficiente pelos produtores rurais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do sombreamento na cultura da soja produzida em sistema agrossilvipastoril no Cerrado. O experimento foi conduzido na Embrapa Cerrados, em uma área de Latossolo Vermelho, com textura argilosa, explorada em sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos ao acaso com três repetições. Os tratamentos se constituíram de três sistemas de produção de soja: monocultivo de soja em pleno sol (T0); soja cultivada entre renques de eucalipto distantes 22 m (T22); soja cultivada entre renques de eucalipto distantes 12 m (T12). Os dados foram submetidos à análise de variância. Modelos de regressão foram testados para expressar a melhor relação entre a produtividade e a distância das linhas de soja em relação às árvores de eucalipto. Os resultados obtidos revelaram que a produção de soja é influenciada pelo sombreamento provocado pelas árvores de eucalipto. Sendo assim, as linhas centrais apresentaram produção mais elevada em comparação às linhas próximas aos renques, sem, contudo atingir o patamar da soja produzida a pleno sol. Além disso, foi verificado que o comportamento da produção em relação à distância das árvores é distinto em diferentes espaçamentos entre renques de eucalipto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons