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Título: Narrativas político-pedagógicas feministas na internet : mídias digitais e suas implicações na educação contemporânea
Autor(es): Nascimento, Maria Cecília Ribeiro Nunes
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Roberto de
Assunto: Feminismo
Práticas pedagógicas
Mídia social
Formação política
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 22-Nov-2022
Referência: NASCIMENTO, Maria Cecília Ribeiro Nunes. Narrativas político-pedagógicas feministas na internet: mídias digitais e suas implicações na educação contemporânea. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo disserta sobre o papel do movimento feminista nos processos educativos em ambientes virtuais. Objetiva-se, então, analisar como as narrativas desenvolvidas nas mídias sociais contribuem para a informação e formação de uma pluralidade de mulheres através do engajamento e participação ativa nas plataformas digitais. Nesse sentido, foi realizada uma etnografia virtual para tentar compreender as particularidades das redes sociais-virtuais e suas linguagens e dinâmicas de funcionamento, com o acompanhamento de três perfis na plataforma do Instagram e do projeto Universidade Livre Feminista. Os debates e reflexões nesses ambientes revelam a potência que as redes virtuais têm na atualidade, assim como podem possibilitar reivindicações, a construção de identidades e possibilitar a produção de práticas político-pedagógicas a partir das vivências nas mídias sociais que se desdobram em um ambiente colaborativo de ações educativas.
Abstract: This article discusses the role of the feminist movement in educational processes in virtual environments. The objective is, then, to analyze how the narratives developed in social media contribute to the information and formation of a plurality of women through engagement and active participation in digital platforms. In this sense, a virtual ethnography was carried out to try to understand the particularities of social-virtual networks and their languages and dynamics of operation, with the monitoring of three profiles on the Instagram platform and the project Universidade Livre Feminista. The debates and reflections in these environments reveal the power that virtual networks have today, as well as they can enable claims, the construction of identities, and enable the production of political-pedagogical practices from the experiences in social media that unfold in a collaborative environment of educational actions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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