Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaAntoniaBatistaDeAraujo_tcc.pdf648,33 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Paula Gomes de-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Antonia Batista de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Antonia Batista de. Desafios e alternativas da alfabetização aplicada ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 : uma pesquisa com professores alfabetizadores. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a problemática sobre de que forma o ensino remoto contribuiu para os desafios e dificuldades perpassados na alfabetização de crianças de uma escola pública do Distrito Federal e quais foram as possibilidades e alternativas tomadas para facilitar esse processo, este trabalho justifica-se por mostrar a realidade vivenciada pelos professores alfabetizadores durante o período de ensino remoto, ocasionado pela pandemia de covid-19. O estudo trata sobre os desafios e alternativas da alfabetização aplicada no ensino remoto durante a pandemia de covid-19. Para tanto, foi necessário analisar os desafios encontrados na implantação das atividades remotas para o processo de alfabetização, investigar as principais dificuldades enfrentadas pelos alfabetizadores no ensino remoto e constatar quais foram os suportes utilizados no ensino remoto para o processo de alfabetização. Realizou-se, então, uma pesquisa de cunho qualitativo com a colaboração de três professores alfabetizadores de uma escola pública do Distrito Federal. Com o intuito de conhecer a problemática sobre a área de estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório. Diante disso, verificou-se que o processo de alfabetização durante o ensino remoto contribuiu significativamente para os desafios perpassados na apropriação de leitura e escrita de crianças, dificultando o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.titleDesafios e alternativas da alfabetização aplicada ao ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 : uma pesquisa com professores alfabetizadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T14:18:54Z-
dc.date.available2022-11-22T14:18:54Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32581-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In view of the problem of how remote teaching contributed to the challenges and difficulties faced in the literacy of children in a public school in the Federal District and what were the possibilities and alternatives taken to facilitate this process, this paper is justified by showing the reality experienced by literacy teachers during the period of remote teaching, occasioned by the covid-19 pandemic. The study deals with the challenges and alternatives of literacy teaching applied to remote teaching during the covid-19 pandemic. To do so, it was necessary to analyze the challenges encountered in the implementation of remote activities for the literacy process, to investigate the main difficulties faced by literacy coaches in remote teaching, and to ascertain what supports were used in remote teaching for the literacy process. A qualitative research was then carried out with the collaboration of three literacy teachers from a public school in the Federal District. With the purpose of getting to know the problematic about the study area, an exploratory research was carried out. Therefore, it was found that the literacy process during the remote teaching contributed significantly to the challenges in the appropriation of children's reading and writing, hindering the teaching-learning process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.