Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielaPedreiraSilva_tcc.pdf2,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo : relatos de um processo de alfabetização permeado pela disciplina positiva
Autor(es): Silva, Gabriela Pedreira
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Crianças - desenvolvimento
Alfabetização
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 18-Nov-2022
Referência: SILVA, Gabriela Pedreira. Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo: relatos de um processo de alfabetização permeado pela disciplina positiva. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Os processos de alfabetização e letramentos que ocorrem na Educação Infantil devem ser repletos de ludicidade e respeitar os interesses da criança, tomando-a como protagonista de sua aprendizagem. Neste trabalho, busca-se entendera relação entre a alfabetização de uma criança pequena e o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais com a implementação das ferramentas da Disciplina Positiva a partir de uma pesquisa-ação. As sequências didáticas mostram-se uma maneira eficaz de alfabetizar por meio de eixos temáticos de interesse da criança e possibilitam um ensino personalizado que atenda aos critérios de ludicidade, integração de objetivos de aprendizagem e habilidades de vida devido à sua faixa etária.
Resumén: Los procesos de alfabetización y letramientos que ocurren en la Educación Infantil deben ser repletos de ludicidad y respetarlos intereses del niño, tomándolo como protagónico de su aprendizaje. En este trabajo, se busca entender la relación entre la alfabetización de una niña pequeña y el desarrollo de sus abilidades socioemocionales con la implementación de las herramientas de la Disciplina Positiva a partir de una investigación-acción. Las secuencias didáticas muéstranse una manera eficaz de alfabetizar por medio de ejes temáticos de interés del niño y permiten uma enseñanza personalizada que atenda a los critérios de ludicidad, integración de objetivos de aprendizaj e y abilidades de vida debido a su rango de edad.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.