Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CaioHenriqueSaraivaDosSantos_tcc.pdf4,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de obras de arte especiais pela metodologia do grau de deterioração estrutural desenvolvida pela Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Caio Henrique Saraiva dos
Orientador(es): Oliveira, Marcos Honorato de
Assunto: Estruturas (Engenharia)
Viadutos
Pontes rodoviárias
Análise estrutural
Obras de arte especiais (Engenharia)
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 17-Nov-2022
Referência: SANTOS, Caio Henrique Saraiva dos. Avaliação de obras de arte especiais pela metodologia do grau de deterioração estrutural desenvolvida pela Universidade de Brasília. 2021. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Viadutos e pontes em concreto armado são considerados Obras de Arte Especiais que têm por finalidade transpor obstáculos, tais como rodovias, ferrovias, lagos, rios etc. Quando construídas sobre cursos hídricos são denominadas pontes; sobre rodovias, ferrovias e locais secos são denominados viadutos. A ação das intempéries ao longo do tempo impacta de forma significativa as estruturas, sendo assim o monitoramento e manutenção são essenciais para potencializar a durabilidade e estender a vida útil das Obras. No Brasil, o acompanhamento periódico das estruturas quase nunca é realizado, isso ao longo do tempo pode transformar pequenas patologias em prejuízos enormes; tanto econômico, no que se refere a reconstrução da estrutura, como também para os usuários, caso ocorra algum tipo de acidente. Para o presente trabalho foi utilizada a metodologia do Grau de Deterioração Estrutural da Universidade de Brasília (GDE/UnB) para avaliar as condições de 34 viadutos/pontes espalhados nas principais regiões do Distrito Federal. A metodologia permite classificar o grau de deterioração estrutural utilizando formulações avaliadas com base em inspeções visuais. O cálculo parte da estrutura mínima da OAE, elemento, até a estrutura global. A partir disso é feita a classificação pelo grau de deterioração que estrutural viabiliza um panorama técnico como ferramenta útil para intervenção de revitalização do desempenho estrutural das estruturas urbanas. Os resultados obtidos foram coerentes com a realidade observada nas estruturas. Além disso, os valores obtidos devem ser usados pelos Órgãos Públicos responsáveis para organizar listas de prioridade para revitalização das Obras Especiais situadas no Distrito Federal.
Abstract: Reinforced concrete viaducts are commonly used in cities around the world with great relevance in urban logistics promoting mobility and fluidity in the traffic of people, trucks and values. It ́s natural that any structure can suffer from the action of the weather throughout its useful life. Monitoring and maintenance are essential to guarantee the durability of those structures reducing occurrence of pathologies and ensuring the correct and secure performance. However, periodic technical monitoring of structures is not always performed in the necessary periodicity by the responsible agencies. That bad practice favors the appearance and aggravation of pathologies leading to more severe conditions and greater risks to users. The current study uses the Structural Deterioration Degree methodology of the University of Brasília –GDE/UnB – to evaluate the viaducts condition at Eixo Rodoviário Norte, Brasília –DF. This methodology allows the viaducts classification by the degree of structural deterioration using formulations evaluated based on visual inspections.The results obtained with the methodology were representative as they can be the reflect of the current reality in the structures evaluated. Finally, classifying operating structures by the degree of structural deterioration makes possible a technical panorama that can be a useful tool for intervention and revitalization of the urban structures performance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.