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Título: A prática docente nas artes visuais com foco na preservação da autonomia de alunos deficientes visuais e com baixa visão
Autor(es): Resende, Ana Paula de Sá
Orientador(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Assunto: Práticas educativas
Deficientes visuais - educação
Artes visuais - estudo e ensino
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 11-Nov-2022
Referência: RESENDE, Ana Paula de Sá. A prática docente nas artes visuais com foco na preservação da autonomia de alunos deficientes visuais e com baixa visão. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discute sobre a importância dos processos de ensino-aprendizagem das artes visuais para alunos deficientes visuais e de baixa visão abordando, em específico, de que forma a prática docente pode auxiliar esses alunos a explorarem suas potencialidades e preservarem/desenvolverem a sua autonomia. A revisão de literatura focou-se em três temas centrais: (1) a necessidade da arte, a necessidade que temos de criar e como o fazer artístico é uma característica humana, com base em Fischer (1987); (2) a prática docente com respeito à autonomia dos alunos e à dignidade humana de Freire (1996); e (3) a arte dialogada como prática educativa em artes visuais de forma a unir as visões da arte, do professor e dos alunos em sala de aula, sendo o estudante autor e responsável pelo seu trabalho, conceito proposto por Pereira (2010). A pesquisa desdobrou-se por delineamento qualitativo com o uso do instrumento questionário para o procedimento de entrevista. Um questionário disponibilizado na plataforma Google Forms foi aplicado à distância nos meses de outubro e novembro de 2020 devido à pandemia de COVID-19, voltado para professores de artes visuais que ensinam alunos com deficiência visual e baixa visão nas escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Buscou-se com a realização do questionário observar as práticas adotadas por esses docentes em sala de aula e suas visões em comparação a conceitos abordados em publicações acadêmicas já produzidas.
Abstract: This Course Conclusion Paper (TCC) discusses the importance of visual arts’ teaching-learning processes for visually impaired and low-vision students addressing, in specific, how the teaching practice can help these students explore their potentialities and preserve/develop their autonomy. The literature review focused on three central themes: (1) the need for art, the need we have to create and how artistic making is a human characteristic, based on Fischer (1987); (2) the teaching practice with respect for students' autonomy and human dignity by Freire (1996); and (3) a dialogical art as an educational practice in visual arts in order to unite the visions of art, teacher and students in the classroom, with the student being the author and responsible for his or her work, a concept proposed by Pereira (2010). The research unfolded to a qualitative study with the use of a questionnaire as the instrument for the interview procedure. A questionnaire available in the Google Forms platform was applied remotely in October and November of 2020 due to the COVID-19 pandemic, aimed at visual arts teachers who teach students with visual impairment and low vision in the schools of the Secretariat of Education of Distrito Federal (SEEDF), in Brazil. The questionnaire aimed to observe the practices adopted by these teachers in the classroom and their views compared to concepts addressed in academic publications already produced.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
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