Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3249
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JocerlanLuizdosSantos.pdf482,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do pregão eletrônico na licitação do TJPE : qualidade dos gastos públicos
Autor(es): Santos, Jocerlan Luiz dos
Orientador(es): Cartaxo, Mac Amaral
Assunto: Pregão (Licitação pública)
Licitação pública
Administração pública
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 10-Abr-2012
Referência: SANTOS, Jocerlan Luiz dos. A importância do pregão eletrônico na licitação do TJPE: qualidade dos gastos públicos. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A Utilização da modalidade licitatória pregão eletrônico tem trazido muitas vantagens nas aquisições de bens e serviços comuns para a Administração Pública. Vantagens essa que diz respeito à economicidade, celeridade, agilidade processual, transparência, competitividade. O objetivo deste trabalho foi identificar essas vantagens de forma clara e objetiva e quais ferramentas a Administração Pública utiliza para obter tais vantagens. A pesquisa desenvolvida focou tanto na análise primária: questionários, entrevistas, quanto na análise secundária: análise de documentos, relatórios, bibliografias, informações oficiais pertinente ao projeto de pesquisa. O trabalho de pesquisa bibliográfica foi feita uma analise cientifica a respeito dos princípios básicos do pregão, contratos e licitação, pregão eletrônico e suas características diferenciais. Na pesquisa de campo foi feito um questionário com resposta aberta e enviado por email ao Presidente e aos membros da comissão de licitação permanente do Tribunal de Justiça de Pernambuco com perguntas pertinentes ao trabalho de pesquisa. Baseado nas pesquisas, o pregão eletrônico é uma ferramenta eficiente e eficaz nas licitações públicas e ainda que o pregão eletrônico trás muitos benefícios para a Administração Pública na redução de custos, ampliação da oferta, agilidade e transparência nos procedimentos, abre um leque de participantes, atingindo, geralmente, todo o Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons