Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3243
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarianaVassalloPiza.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O fenômeno Instagram : considerações sob a perspectiva tecnológica
Autor(es): Piza, Mariana Vassallo
Orientador(es): Trigueiro, Michelangelo Giotto Santoro
Assunto: Computadores e civilização
Software de aplicação
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 9-Abr-2012
Referência: PIZA, Mariana Vassallo. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. 2012. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A intenção desta pesquisa é trazer uma breve investigação do que há por trás do que chamo de “fenômeno Instagram”. Através da plataforma de um aparelho celular, o aplicativo foi desenvolvido com o intuito de proporcionar o usuário a possibilidade de fotografar algo que chame sua atenção e, em seguida, jogar a imagem na rede para que ela possa ser compartilhada por outras pessoas. Como um aplicativo tão simples pôde movimentar uma fatia tão grande da população mundial? O que motiva um individuo a ter uma imagem sua publicada para que várias pessoas possam visualizá-la? Qual o aparelho que permite que o aplicativo funcione? Como diria Bruno Latour, para entendermos o hoje, precisamos abrir a caixa preta do ontem. A partir do entendimento do funcionamento do Instagram, a pesquisa tentará identificar alguns dos processos envolvidos no consumo, mercado e produção dos elementos que estão dentro da sua caixa preta. Foram colhidos depoimentos de usuários que ajudaram a nortear a linha de raciocínio da teoria aplicada. O objetivo é tentar esclarecer o motivo de o aplicativo ter se tornado o fenômeno que se tornou dentro da sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons