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dc.contributor.advisorCosta Neto, Antônio Gomes da-
dc.contributor.authorSantos, Geniane Pereira dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Geniane Pereira dos Santos. Evasão escolar: análise do percurso escolar de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas. 2022. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a garantia do direito da criança e do adolescente à educação e em específico, o direito dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em unidades de internação. Motivada pela problemática da importância de conhecer a trajetória escolar do adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa, este trabalho buscou como objetivo geral compreender a trajetória destes adolescentes após o cumprimento da medida socioeducativa, ocorrida antes da conclusão do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo amostral entre representantes da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. De forma específica objetivou-se descrever os meios utilizados pelo Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente para o acompanhamento da trajetória do adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa e analisar estes meios. A hipótese levantada - como realizar o monitoramento do percurso escolar do adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa - foi parcialmente comprovada nos resultados da pesquisa de campo ao apontar o Sistema Mineiro de Administração Escolar como o atual sistema de monitoramento utilizado pela Secretaria de Estado de Educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.titleEvasão escolar : análise do percurso escolar de adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-06T11:26:46Z-
dc.date.available2022-11-06T11:26:46Z-
dc.date.submitted2022-02-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32392-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article discusses the guarantee of the right of children and teenagers to education and, specifically, the right of teenagers to comply with socio-educational measures in inpatient units. Motivated by the problem of the importance of knowing the teenagers school trajectory after completing the socio-educational measure, this work sought as a general objective to understand the trajectory of these teenagers after fulfilling the socio-educational measure, which occurred before completing high school. For this purpose, a sample field research was carried out among representatives of the Minas Gerais State Department of Education and the Minas Gerais State Department of Justice and Public Security. Specifically, the objective was to describe the means used by the Child and Teenager Rights Guarantee System to monitor the trajectory of the teenager after the fulfillment of the socioeducational measure and to analyze these means. The hypothesis raised - how to carry out the monitoring of the teenagers school trajectory after the fulfillment of the socio-educational measure - was partially proven in the results of the field research by pointing out the Minas Gerais School Administration System as the current monitoring system used by the State Department of Education.pt_BR
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



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