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Título: Efeitos da parceria família-escola na educação infantil : um estudo de caso realizado no Instituto Educacional Ararajuba
Autor(es): Egídio, Naiara Cristina do Prado
Orientador(es): Carvalho, Claudiane Silva
Assunto: Educação infantil
Família e escola
Ensino e aprendizagem
Data de apresentação: 25-Fev-2022
Data de publicação: 4-Nov-2022
Referência: EGÍDIO, Naiara Cristina do Prado. Efeitos da parceria família-escola na educação infantil: um estudo de caso realizado no Instituto Educacional Ararajuba. 2022. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a importância da relação das famílias no processo de escolarização e destacar a cooperação entre família e escola na educação infantil. Pretendeu-se identificar os fatores comportamentais dos indivíduos pesquisados dentro do seu convívio familiar e social, descrever a realidade familiar dos alunos e alunas da instituição, além de relatar a opinião dos pais e do corpo docente sobre a participação e a importância da família no desenvolvimento escolar, social e cognitivo dos educandos. Para alcançar tais objetivos realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como um estudo de caso no Instituto Educacional Ararajuba, situado na Comunidade Jardim Teresópolis, cidade de Betim/Minas Gerais. Os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com cinco professoras e dez mães de alunos. As participantes formam ouvidas e a partir de suas repostas foi possível mensurar a relação família-escola, concluindo que a escola pode ser uma aliada da família para amenizar os impactos causados pelas desigualdades sociais, bem como a relação de cooperação entre escola e família pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem das crianças.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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