Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FranciscaDanieleDeSousa_tcc.pdf406,78 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Centro de referência de assistência social : os serviços de proteção social básica junto às violações de direitos contra crianças e adolescentes
Autor(es): Sousa, Francisca Daniele de
Orientador(es): Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
Assunto: Assistência social
Crianças e adolescentes - proteção social
Direitos da criança e do adolescente
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 31-Out-2022
Referência: SOUSA, Francisca Daniele de. Centro de referência de assistência social: os serviços de proteção social básica junto às violações de direitos contra crianças e adolescentes. 2022. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como finalidade compreender e problematizar o trabalho do CRAS, em um município do Ceará-CE, junto ao segmento crianças e adolescentes, para a prevenção e enfrentamento às violações de direitos através dos serviços ofertados. Para tanto, buscou-se descrever, situar e contextualizar o CRAS e seu papel no SGDCA, como também, caracterizar e problematizar os critérios de acesso ao SCFV e por fim, identificar e refletir acerca dos tipos de violações de direitos contra crianças e adolescentes, atividades e dinâmica do equipamento no período 2019 à 2021.Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental e participativa. Para a coleta de dados foi utilizado documentos do equipamento. Em vista da análise realizada, conclui-se que a atuação do CRAS é de suma importância dentro do SGDCA, pois através da oferta de serviços e campanhas de prevenção a violações de direitos, atua diretamente com esse segmento, família e comunidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.