Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RitaLemosResendeLeite_tcc.pdf388,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A justiça e as práticas restaurativas no sistema socioeducativo do estado do Piauí : um estudo de caso
Autor(es): Leite, Rita Lemos Resende
Orientador(es): Ortegal, Leonardo Rodrigues de Oliveira
Assunto: Justiça restaurativa
Sistema socioeducativo
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 6-Mar-2022
Data de publicação: 20-Out-2022
Referência: LEITE, Rita Lemos Resende. A justiça e as práticas restaurativas no sistema socioeducativo do estado do Piauí: um estudo de caso. 2022. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Estudiosos apontam a Justiça Restaurativa como um modelo de aplicação da justiça, no qual os envolvidos em situações de conflito buscam a sinergia entre o estado e a sociedade civil, rumo ao pleno exercício dos direitos fundamentais, através do Sistema Socioeducativo. Esse trabalho objetiva investigar a aplicação da Justiça Restaurativa no Sistema Socioeducativo do Estado do Piauí, através do levantamento das ações da Justiça e Práticas Restaurativas realizadas no Centro Educacional Masculino (CEM) do Piauí, no período de 2018 a 2020. Para a coleta de dados realizou-se uma pesquisa qualitativa, configurada em um estudo de caso, através da análise de documentos oficiais, de entrevistas semiestruturadas e da observação não-participante. Constatou-se que não existem registros claros e precisos, nem orais e nem documentais, de realizações estruturadas e sistemáticas de ações de Justiça e Práticas Restaurativas no CEM-PI no período de 2018 a 2020. Falhas e limitações relativas às instalações físicas da instituição, à quantidade e qualificação dos recursos humanos, à burocracia e à falta de conhecimento dos dispositivos legais e de compromisso dos gestores, são apontadas como causas do quadro detectado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.