Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32256
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ElaineSantanaSantos_tcc.pdf231,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Núcleo de Justiça Restaurativa da Fundação Renascer do Estado de Sergipe : percurso de implantação à execução das ações
Autor(es): Santos, Elaine Santana
Orientador(es): Silva, Alessandra Lisboa da
Assunto: Medidas socioeducativas
Justiça restaurativa
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 22-Fev-2022
Data de publicação: 7-Out-2022
Referência: SANTOS, Elaine Santana. O Núcleo de Justiça Restaurativa da Fundação Renascer do Estado de Sergipe: percurso de implantação à execução das ações. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho consiste em apresentar um relato sobre o percurso para a implantação do núcleo de justiça restaurativa da Fundação Renascer que iniciou no ano de 2016 com o encaminhamento de um caso envolvendo quatro adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade ao núcleo do Tribunal de Justiça. Desde então as equipes da Renascer foram oportunizadas a participarem de curso de formação para facilitadores e aplicarem a metodologia restaurativa na instituição com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A proposta do núcleo é a implantação de uma modalidade de diálogo que oportuniza a construção da cultura de paz entre todos os envolvidos e para a comunidade socioeducativa, ressignificando os diálogos. Proporciona o protagonismo para construção de futuro do próprio adolescente em cumprimento de medida, além da família e da comunidade, de forma que possam interagir de forma direta e assumindo as responsabilidades e entendendo o objetivo da medida.
Abstract: This paper consists in presenting a report about the journey towards the implementation of the restorative justice center at Renascer Foundation, which began in 2016 with the referral of a case involving four adolescents serving a semi-probationary social and educational measure to the Court of Justice. Since then, Renascer's teams have had the opportunity to participate in a training course for facilitators and apply the restorative methodology in the institution with adolescents under social and educational measures. The proposal of the nucleus is the implementation of a dialogue modality that provides the opportunity to build the culture of peace among all involved and for the socio-educational community, giving new meaning to the dialogues. It provides the protagonism for the construction of the future of the adolescent himself, besides the family and the community, so that they can interact in a direct way, assuming the responsibilities and understanding the objective of the measure.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.