Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DavisDiasDeAquino_tcc.pdf972,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da prática pedagógica como ferramenta de ensino socioeducativo
Autor(es): Aquino, Davis Dias de
Orientador(es): Azevedo, Andressa Amaral de
Assunto: Prática de ensino
Socioeducação
Adolescentes infratores
Ensino - modelo pedagógico
Data de apresentação: 19-Fev-2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: AQUINO, Davis Dias de. A importância da prática pedagógica como ferramenta de ensino socioeducativo. 2022. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho reflete através do olhar sob a importância da prática pedagógica como ferramenta de ensino socioeducativo, pela necessidade de saber como são trabalhadas as práticas pedagógicas no âmbito educacional. O objetivo deste estudo é salientar a importância da interação entre aluno-professor e aluno-aluno no processo de ensino-aprendizagem. Procurar entender como os educadores conduzem o seu trabalho aprendendo outros conhecimentos para a formação moral, ética e social do dos alunos/adolescentes em conflito com a lei. O professor só conseguirá mudar a sua prática pedagógica e melhorar a qualidade de ensino por meio da formação continuada, buscando conhecimento para ajudar a compreender e acompanhar as transformações pelas quais o mundo vem passando e que refletem na vida escolar, onde se faz necessário o uso dos recursos tecnológicos para obter e agilizar o acesso às informações. A partir dessa interação e troca de ideias em sala de aula, o professor contribuirá para despertar o interesse dos alunos pela disciplina, como também estará proporcionando aos alunos uma série de aprendizagens. Diante disso, neste trabalho pretende-se ter uma base, de como os professores estão trabalhando com esses alunos através de atividades no sistema socioeducativo, pois já fazem parte do cotidiano dos nossos alunos e como educadores não poderíamos deixar de fazer parte deste novo contexto. Os recursos materiais utilizados durante as aulas ministradas consistiam em quadro, cadernos, livros didáticos e paradidáticos, e atividades impressas. Em suma, o educador consegue promover um ambiente de aprendizagem significativa, orientando e intervindo no processo de ensino/aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.