Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_QuinaraResendePereiraDaSilvaViana_tcc.pdf824,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacitar e formar em tempos pandêmicos : uma avaliação participativa das ações socioeducativas em meio aberto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e dos técnicos de referência da Proteção Especial da Comarca de Porto Nacional, Tocantins
Autor(es): Viana, Quinara Resende Pereira da Silva
Orientador(es): Santos, Potyguara Alencar dos
Assunto: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Medidas socioeducativas
Covid-19
Políticas públicas educacionais
Data de apresentação: 20-Fev-2022
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: VIANA, Quinara Resende Pereira da Silva. Capacitar e formar em tempos pandêmicos: uma avaliação participativa das ações socioeducativas em meio aberto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e dos técnicos de referência da Proteção Especial da Comarca de Porto Nacional, Tocantins. 2022. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pesquisa de resultados comunicados por este capítulo evidenciou a importância das capacitações/formações no serviço de medidas socioeducativas em meio aberto. Para tanto, propôs-se uma avaliação da política de formação continuada em meios institucionais executada durante o período pandêmico nos centros de referência especializado de Assistência Social da Comarca de Porto Nacional, Tocantins. A partir de uma pesquisa baseada no método da avaliação participativa de políticas públicas, foi aplicado, como instrumento da recolha sistemática dos dados, um questionário estruturado com equipes de referência e técnicas(os) da Proteção Especial que atuam na Comarca de Porto Nacional, Tocantins. O estudo jogou luz sobre os perfis profissionais que atuam naquele contexto e sobre as suas opções por capacitações/formações, dando destaque para as dificuldades técnicas de consecução de medidas de qualificação profissional dentro das instituições; realidade que acaba criando óbices ao adequado cumprimento das medidas socioeducativas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.