Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CesarOliveiraDeAraujo_tcc.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relances e um relato : experiências cegas na vídeo-arte
Autor(es): Araújo, César Oliveira de
Orientador(es): Sá, Andrea Campos de
Assunto: Processo criativo
Vídeo-arte
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 3-Out-2022
Referência: ARAÚJO, César Oliveira de. Relances e um relato: experiências cegas na vídeo-arte. 2021. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente texto pretende revisitar alguns dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do curso Bacharelado em Artes visuais na Universidade de Brasília, com o objetivo de compreender melhor as articulações prático-teóricas do meu processo criativo. Através da reunião de referências acumuladas ao longo do curso, questiono a estética presente nas imagens das minhas experiências no campo da vídeo-arte, considerando as relações entre a câmera, as condições de uma visão imperfeita na presença da claridade e da escuridão dos espaços filmados, e o trabalho de edição das imagens. O trabalho gira em torno do que denomino relance, ou seja, anotações de situações cotidianas feitas com a câmera do celular e, posteriormente, reelaborados no processo de edição. Assim, busco aproximar a noção de cegueira e enquadramento dos vídeos ao processo de construção da imagem no vídeo, no desenho e na pintura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.