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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Daniel Fernandes Batista de-
dc.contributor.authorBrandes, Bárbara Martins-
dc.identifier.citationBRANDES, Bárbara Martins. Teoria aplicada do concept art em personagem. 2021. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Concept Art é a representação figurativa de um conceito, provindo de um conjunto de fontes distintas, para uma mídia audiovisual, pictórica ou semi-pictórica. Apesar de sua ampla utilização e presença na vida cotidiana, pouco se sabe sobre o concept art e menos ainda sobre a sua base teórica ou métodos de produção. O objetivo do trabalho é trazer a teoria que envolve o concept art de personagem de uma forma simplificada e de fácil leitura na forma de um guia ilustrado para melhor compreensão e exemplificação de cada tópico apresentado, que possa auxiliar artistas nas suas produções. Para isso, o trabalho aborda a importância da imagem pictórica para a narrativa de mídias como o cinema, séries, quadrinhos, videogames e animações, e como a história destas obras é vital para a elaboração visual das suas personagens. A divulgação dessas mídias, por vezes, gera uma preocupação comercial com a aceitação e identificação do público com a personagem, o que interfere no concept art das personagens da obra. Após somar a história e o marketing, o trabalho chega por fim na criação da personagem em si, abordando elementos essenciais a serem considerados da Teoria da Narrativa, Gestalt e uso de estereótipos. Propõe-se uma elaboração visual de cada um dos passos do guia até construir uma personagem específica, cuja criação foi explicada teoricamente passo-a-passo. Apresentando suas fichas de pose e expressões com suporte de teorias de linguagem corporal e facial, e também sua ficha de indumentária, como seria ideal para a personagem ser utilizada em uma obra.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtemídiapt_BR
dc.subject.keywordDesign de personagempt_BR
dc.subject.keywordIlustraçãopt_BR
dc.subject.keywordArquétipopt_BR
dc.titleTeoria aplicada do concept art em personagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T13:51:02Z-
dc.date.available2022-10-03T13:51:02Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32196-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Concept Art is the figurative representation of a concept that comes from different sources to be used in an audiovisual, pictoric, or semi-pictoric media. Although it is widely used and present in day-to-day life, little is known about concept art and much less about its theoretical base or production methods. The purpose of this paper is to bring forth the theory that surrounds character concept art in a simplified and easy to read manner in the shape of a illustrated guide for better understanding and exemplification of each topic presented, so that it can help artists in their production. For that goal, this paper goes into the importance of the pictoric image for the narrative in media such as movies, series, comics, videogames and animation, and about how the stories of these works are vital for the visual construction of their characters. The publicization of those medias can, at times, brew comercial concern about the public acceptance and relatability regarding the characters, which may interfere in their characters' concept art. After adding story to marketing, the paper at last arrives in the creation of the character, using essential elements that should be considered from Theory of Narrative, Gestalt and use of stereotypes. The proposal is a visual elaboration from each topic of the guide to build a specific character, whose creation was explained theoretically step-by-step. Presenting their posing and expression sheet with the support of theories about body language and facial expression communication, and also, their indumentary sheet as would be ideal if the character were to be used in any media.pt_BR
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