Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoHenriqueSilvaLima_tcc.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Duomo : o jogo de tabuleiro como aprendizado em Artes Visuais
Autor(es): Lima, João Henrique Silva de
Orientador(es): Souza, Gustavo Lopes de
Assunto: Jogos de tabuleiro
Renascença
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Set-2022
Referência: LIMA, João Henrique Silva de. Duomo: o jogo de tabuleiro como aprendizado em Artes Visuais. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os jogos em geral sempre foram parte da cultura humana, e com o passar das eras os jogos de tabuleiro evoluíram e ganharam um espaço especial, pela sua possível simplicidade de produção e capacidade de agregar conhecimentos diversos e explorar interações sociais. Este projeto busca explorar as possibilidades dos jogos de tabuleiro na educação, passando por teorias sobre os jogos educacionais e diversos exemplos já criados. Por fim, o projeto propõe a criação de um jogo intitulado Duomo, inspirado pelo concurso da construção do Domo de Florença, e que pode ser aplicado como instrumento de Ensino-Aprendizagem sobre o Renascimento, mas também pode ir além do âmbito escolar, levando conhecimento sobre o assunto a diversas esferas da sociedade.
Abstract: Games in general have always been a part of human culture, and over the ages board games have evolved and gained a special place, due to their possible simplicity of production and the ability to aggregate diverse knowledge and explore social interactions. This project seeks to explore the possibilities of board games in education, going through theories about educational games and several examples already created. Lastly, the project proposes the creation of a game called Duomo, inspired by the contest for the construction of the Dome of Florence, which can be used as a Teaching and Learning resource, but it can also go beyond the school scope, bringing knowledge about the subject to different spheres of society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.