Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3211
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_EricsonFerreiraBarros.pdf1,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A implementação do Projeto Um Computador por Aluno em uma escola do Distrito Federal
Autor(es): Barros, Ericson Ferreira
Orientador(es): Castioni, Remi
Assunto: Políticas públicas
Políticas educacionais
Ensino auxiliado por computador
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: BARROS, Ericson Ferreira. A implementação do Projeto Um Computador por Aluno em uma escola do Distrito Federal. 2011. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse trabalho tem por finalidade apresentar um estudo de caso sobre a implementação do Projeto Um Computador por Aluno em uma escola do Distrito Federal. Durante o trabalho o leitor poderá verificar inicialmente o que é uma política pública, e como ela funciona; poderá verificar ainda conceitos que abrangem o termo política pública, ainda no tópico de política pública poderá ser visto o que é uma política pública em educação. O programa apresentado nesse trabalho enquadra-se no contexto das políticas públicas educacionais. Após o estudo das políticas públicas, o leitor poderá conhecer o histórico e desenvolvimento de algumas implementações realizadas pelo Governo Federal no campo da informática na educação. Nessa parte do trabalho é apresentado o histórico desses programas e como eles se desenvolveram ao longo dos anos, demonstrando as experiências que o Brasil apresenta em relação à utilização de computadores na educação. Seguindo essa contextualização o texto ainda apresenta o surgimento e inserção do Projeto UCA nas escolas brasileiras, apresentando como ele surgiu e se desenvolveu ao longo de seu curto período de funcionamento. Com a conclusão das apresentações ao leitor do contexto político e do contexto de funcionamento do Projeto, surge a necessidade de apresentar ao leitor o local ou espaço onde o Projeto foi desenvolvido. Há uma apresentação da cidade satélite do Guará, que se localiza a aproximadamente onze quilômetros do Plano Piloto de Brasília. Após essa apresentação é demonstrado ao leitor quais os processos de pesquisa realizados para que fosse possível chegar à conclusão do trabalho. A pergunta do projeto é, O projeto UCA está sendo implementado na EC 01 Guará conforme os parâmetros do projeto? Finalizando o trabalho, é apresentado ao leitor os resultados do projeto de pesquisa que se apresentam na forma de estudo de caso. O leitor verificará um comparativo entre documentos que coordenam a implementação do projeto e como esse se apresenta na prática.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons